Gleisi detona Folha: “Querem entregar a Petrobras aos estrangeiros”

Atualizado em 23 de março de 2022 às 14:20
A imagem de Gleisi Hoffmann
Gleisi Hoffmann. Foto: Agência Senado

A deputada federal do Paraná e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou a Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (23), por um editorial em que o jornal ataca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fala sobre a Petrobras.

De acordo com Gleisi, o jornal defende a “expropriação” da Petrobras por acionistas privados. O editorial publicado na terça-feira (22) é intitulado “Ideias sem refino” e, com a foto de Lula, diz que o ex-presidente “reabilita teses que levaram à catástrofe econômica da administração petista”.

“Folha precisa refinar argumentos sujos que usou em editorial que defende achaque dos preços dos combustíveis”, escreveu Gleisi pelo Twitter. A presidenta do PT defende as administrações do seu partido: “Nos governos do PT alcançamos autossuficiência na produção de petróleo e estávamos chegando lá na de combustíveis, porque a Petrobras estava a serviço do país e do povo”.

Ela aproveitou para criticar a atual política de preços da estatal, que, segundo a dirigente petista, a Folha defende. “Lucros da estatal geravam investimentos, tecnologia, empregos e soberania. Hoje são desviados para pagar dividendos indecentes, de 100 bilhões, e o povo pagando 150 reais no botijão de gás”, afirmou a deputada.

Leia mais:

1. Pastores do MEC tinham ‘portas abertas’ e se encontraram mais de uma vez com Bolsonaro

2. VÍDEO: Na CNN, Monalisa Perrone dá pito em Dallagnol quando debochava de Lula

3. Milton Ribeiro é detonado por bancada evangélica após áudios sobre pastores

Gleisi diz que Folha quer manter paridade ao dólar no preço dos combustíveis

A atual política de preços da Petrobras, que vincula o preço do barril vendido no Brasil ao preço internacional, em dólar, é amplamente criticado por especialistas. Implantada no governo de Michel Temer e mantida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), essa política favorece o lucro dos acionistas da estatal.

De acordo com Gleisi Hoffmann, a Folha de S. Paulo, em seu editorial, defende a manutenção dessa política. “Folha quer manter a política de preços em dólar que explora o consumidor, implantada e aprofundada pelo golpe que ela apoiou”, publicou a dirigente partidária.

“(A Folha) Quer entregar aos estrangeiros a maior empresa do país. Por isso ataca Lula, o PT e qualquer um que defenda o abrasileiramento dos preços e a soberania. Não quer debate sério, quer lucros para acionistas privados”, completou Gleisi.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link