Destaques

Globo muda de retransmissora em AL e critica Collor e sua TV: “Covarde”

Senador Fernando Collor (PTB-AL), em discurso na trilbuna do plenário do Senado Federal, durante Sessão especial para lembrar os 50 anos do golpe militar de 1964.

A TV Gazeta, em meio ao processo de recuperação judicial, apresentou um pedido para que a TV Globo renove o contrato de retransmissão em Alagoas, alegando que isso evitaria a falência do conglomerado de comunicação pertencente à família do ex-presidente Fernando Collor. Este pedido, datado de 8 de novembro, teve a resposta da Globo anexada ao processo em 17 de novembro, conforme informações divulgadas pelo Uol.

A Globo, por sua vez, comunicou à TV Gazeta, em 4 de outubro, que encerraria a parceria de 48 anos no final de 2023, argumentando que Collor foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por utilizar a emissora em um esquema de corrupção.

A emissora já está em recuperação judicial desde 2019. O contrato vigente entre ela e a emissora dos irmãos Marinho termina no dia 31 de dezembro, e a partir de 1º de janeiro de 2024, a Globo terá uma nova afiliada em Alagoas, o grupo Asa Branca, salvo decisão judicial em contrário.

Resposta da Globo

Em resposta ao pedido da TV Gazeta na Justiça, a Globo classificou a conduta da empresa de Collor como “covarde”. Alegou que a TV Gazeta não se preparou para o término da relação contratual e utiliza argumentos de terror, colocando a responsabilidade sobre a Globo.

Logo da TV Globo. (Foto: Reprodução)

“Com toda a franqueza, é covarde a conduta da TV Gazeta. Por não ter se preparado para o término da relação contratual, da qual era indubitavelmente conhecedora há meses, vem agora utilizar argumentos de terror, de prejuízo a funcionários ou ao soerguimento da empresa, como se fosse a Globo (e não ela própria) a responsável pelas consequências do término da relação”, disse trecho da resposta apresentada pela Globo acerca do caso.

A emissora fluminense ainda destacou que o foro para dirimir questões deveria ser o do Rio de Janeiro, não de Alagoas. Além disso, afirmou que manter a parceria geraria “gravíssimo dano reputacional” devido às condenações de Collor e do diretor da OAM por corrupção.

“A Globo não deseja mais permanecer associada à TV Gazeta quando é público e notório que um de seus sócios e seu principal executivo foram condenados pela mais alta corte do país pelo cometimento de crimes, em cuja execução, segundo a decisão do STF, a própria TV Gazeta teria sido utilizada. A manutenção dessa associação contratual traria gravíssimos prejuízos à Globo, maculando sua boa imagem junto à sociedade brasileira”, concluiu.

Condenação de Collor

Collor, após 16 anos sem mandato, foi condenado pelo STF a uma pena de 8 anos e 2 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em maio.

A TV Gazeta alega ter sido pega de surpresa, mencionando investimentos desde 2010 e destacando que a manutenção da relação contratual é vital para evitar a falência. A Globo refutou as alegações, ressaltando que informou oficialmente 90 dias antes do fim do contrato.

Questionamentos, recuperação judicial e investigações

A gestão das empresas do grupo de Collor foi questionada durante a recuperação judicial, que renegociou R$ 64 milhões em débitos com credores.

Empréstimos não pagos, dívidas acumuladas e supostos novos empréstimos durante a recuperação levaram a OAM (Organização Arnon de Mello) a pedir recuperação judicial em 2019. O plano de pagamento foi aprovado por credores em julho de 2022, mas não foi homologado pela Justiça devido a questionamentos legais.

Credores da área trabalhista denunciaram irregularidades, sugerindo a abertura de inquérito policial para investigar possível crime falimentar. O MP (Ministério Público), por sua vez, alegou que as empresas da OAM fizeram novos “empréstimos” aos sócios durante a recuperação, em um valor total de R$ 6,4 milhões. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o inquérito solicitado para investigar o caso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Nunes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Victor Nunes

Recent Posts

VÍDEO: Cavalo ‘Caramelo’ é resgatado pelo Exército após ficar ilhado em telhado no RS

O cavalo que ficou ilhado em um telhado na cidade de Canoas, no Rio Grande…

12 minutos ago

Eduardo Leite flexibilizou 480 normas ambientais antes da tragédia que devastou RS

Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Rio Grande do Sul, em seu primeiro ano de…

47 minutos ago

Quem fez e como funcionam os purificadores de água doados por Felipe Neto ao RS

O governo federal está enviando purificadores de água ao Rio Grande do Sul para ajudar…

1 hora ago

Barcos e helicóptero: Exército está mobilizado para salvar cavalo “caramelo”, diz Janja

O resgate de um cavalo preso em cima de um telhado mobilizou autoridades e diversos…

2 horas ago

Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como…

3 horas ago

PL faz pesquisa picareta e mostra empate entre Michelle e Lula na disputa pela Presidência

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conduziu uma nova pesquisa para avaliar o potencial…

4 horas ago