Globo recusa pedido de Bolsonaro e entrevista ao JN não será feita no Alvorada

Atualizado em 4 de agosto de 2022 às 23:57
Bolsonaro no Jornal Nacional durante a eleição de 2018. Foto: Reprodução

A Rede Globo negou o pedido de Jair Bolsonaro para que sua entrevista ao Jornal Nacional ocorra no Palácio do Alvorada. Segundo a emissora, o PL, partido do presidente, fez a solicitação duas vezes e em ambas ela foi negada. A informação é da coluna de Igor Gadelha no portal Metrópoles.

A Globo diz que nos últimos oito anos todos os presidenciáveis foram entrevistados em seus estúdios para que os candidatos sejam “tratados em igualdade de condições”. A emissora ainda lembrou que o calendário de todas as entrevistas foi informado aos partidos em abril deste ano.

“Ontem e hoje, o PL solicitou que as entrevistas com o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, fosse feita no Palácio da Alvorada. A Globo rejeitou o pedido”, disse a emissora em nota.

O PL pediu para que a entrevista ocorresse no Alvorada e alegou que Lula e Dilma Rousseff receberam apresentadores do Jornal Nacional na residência oficial da presidência em 2006 e 2010. A decisão da Globo de que os candidatos sejam entrevistados nos estúdios da emissora é de 2014.

O nome de Bolsonaro foi definido em sorteio na última segunda (1) e a entrevista deve acontecer em 22 de agosto. A emissora pediu para que o chefe do Executivo confirmasse sua participação até esta quinta (4). Mais cedo, o filho do presidente, Flávio, disse que ele havia confirmado a participação e que a conversa ocorreria no Alvorada.

Leia a nota da Globo na íntegra:

Em decisão tomada em 2014, logo após as eleições, a Globo definiu que todas as entrevistas em anos eleitorais seriam feitas em seus estúdios. A medida buscou demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições.

Em abril desse ano, o calendário de todas as entrevistas foi informado aos partidos. A decisão de realizar as entrevistas nos estúdios da Globo já valeu para as entrevistas do g1 e da GloboNews, sem contestação.

Ontem e hoje, o PL solicitou que as entrevistas com o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, fosse feita no Palácio da Alvorada. A Globo rejeitou o pedido em face dos motivos aqui expostos. Novamente para garantir igualdade de condições, o prazo para que os candidatos aceitem as entrevistas se encerra impreterivelmente hoje.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link