“Gol da diplomacia”: Itamaraty comemora voto do Brasil na ONU

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 12:02
Reunião emergencial da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) que aprovou resolução em favor da paz na Ucrânia – Foto: TIMOTHY A. CLARY / AFP) – AFP

O Itamaraty comemorou a aprovação da resolução na ONU que pede a retirada das tropas da Ucrânia. A cúpula da pasta avalia o voto do Brasil como um “gol da diplomacia”, mas adota tom de cautela em relação à expectativa de fim do conflito.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, a avaliação é de que a resolução é apenas o primeiro passo em uma longa caminhada. A expectativa, por ora, é de que a guerra ainda escale e dure por algum tempo.

Há também a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversar com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, na próxima semana. A construção de um grupo que trabalhe mediando um acordo de paz, no entanto, deve-se caminhar a partir daí.

O Brasil foi o único país dos BRICS a votar a favor da retirada de tropas russas da Ucrânia na Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que aprovou nesta quinta (23) uma resolução que condena as “nefastas consequências humanitárias” da invasão.

Diferente do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul não votaram a favor da revolução. O texto teve 141 votos a favor, 7 contra e 33 abstenções. Vale destacar que a reunião aconteceu um dia antes da guerra completar um ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link