Google censura canais do YouTube do Russia Today e do Sputnik na Europa

A gigante vai cortar o alcance dessas publicações na Europa durante a Guerra da Ucrânia, acredite se quiser.

Atualizado em 1 de março de 2022 às 11:06
Google
Google. Foto: AFP

O Google, Big Tech americana, resolveu censurar os canais vinculados ao Kremlin Russia Today (RT) e Sputnik. A gigante vai cortar o alcance dessas publicações na Europa durante a Guerra da Ucrânia.

A empresa fez um post no Twitter: “Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados a RT e Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato.

Levará tempo para que nossos sistemas estejam prontos para essas atualizações. Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”.

O curioso é que o mesmo Google não tomou medidas contra a CNN e veículos americanos em guerras que ocorreram em outras regiões do globo.

LEIA MAIS:

1 – Exclusivo: fake news de Bolsonaro faz com que buscas por Aids no Google cresçam mais de 3000%
2 – ‘Pode beber depois da vacina?’ é a pergunta mais feita por brasileiros no Google na pandemia
3 – Rússia multa Google em quase US$ 100 milhões

Google promoveu a extrema direita nas eleições de 2018 do Brasil

Segundo reportagem do The Intercept Brasil em 2019, cinco de 10 canais que explodiram nas eleições de 2018 em nosso país eram de extrema direita.

A análise é sobre mais de 17 mil rankings “Em alta” do YouTube no Brasil veiculados durante o segundo semestre de 2018, coletados e organizados.

Canais até então irrelevantes, que nunca tinham aparecido no ranking, explodiram no período eleitoral, recomendados milhares e milhares de vezes pelo algoritmo do YouTube que seleciona conteúdos possivelmente interessantes para os usuários.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link