“Gordola, filho da put*”: Justiça suspende ação de Dino contra Monark por injúria e difamação

Atualizado em 27 de dezembro de 2023 às 16:43
O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) concedeu um habeas corpus a Bruno Aiub, o Monark, e retirou as medidas cautelares contra ele em uma ação movida por Flávio Dino. O youtuber foi processado por chamar o ministro de “gordola” e “filho da puta” durante live nas redes sociais.

“Esse gordola quer te escravizar. Você vai ser escravizado por um gordola, mano. Esse cara sozinho que você põe ali na rua e ele não dura um segundo. Não consegue nem correr cem metros. Põe ele na floresta ali pra ver se ele sobrevive com os leões. E você vai deixar esse cara que na vida real é um bosta, você vai deixar esse cara ser o seu mestre e você vai ser o escravinho dele, é isso que você quer?”, afirmou Monark em junho deste ano.

Em setembro, a Justiça Federal acatou queixa-crime apresentada por Dino por difamação, injúria e calúnia, e impôs medidas cautelares a Monark. O youtuber foi obrigado a fornecer seus dados no exterior, se apresentar mensalmente à Justiça e proibido de fazer novos comentários sobre o ministro.

A juíza da 5ª Vara Federal da Subseção Judiciária de São Paulo, Isabel do Prado, também marcou uma audiência sobre o caso para o dia 16 de fevereiro. O desembargador Fausto Martin de Sanctis, no entanto, acatou pedido da defesa do youtuber e suspendeu as medidas cautelares e a audiência marcada.

Para o desembargador, as expressões foram usadas em um contexto e teriam menor potencial ofensivo. Ele ainda sugeriu, em sua decisão, que a condenação a Monark foi desproporcional.

“Não caberia ao Judiciário abraçar outro papel quando em curso está um debate acalorado e o uso de penas desproporcionais. O direito aplicável deve ser suficiente para a contenção das ações e reações a vis sentimentos. Daí porque é mais do que necessário refrear concretamente os ânimos neste momento ímpar de nossa sociedade”, afirmou Sanctis.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link