analise

Governo Bolsonaro é um Talibã jabuticaba: são medievais, mas adoram os EUA. Por Afrânio Silva Jardim

Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub — Foto: Casa Civil, PR

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK DO AUTOR

Julgo podermos encontrar muitas semelhanças entre o atual governo do Brasil e os credos e práticas do grupo minoritário chamado de Talibã, que busca retroceder o Afeganistão à Idade Média.

Como lá, aqui a ignorância e a desconstrução da história passaram a ser coisas do nosso cotidiano.

Assim, o ensino fundamental em ambiente domiciliar, além de absolutamente ineficiente, busca retirar as crianças das escolas e evitar a sua socialização. Busca-se uma doutrinação religiosa, pois as Igrejas serão o “lar” destas famílias “piedosas”…

O ataque às universidades públicas, com corte de 30% ou mais em seus minguados orçamentos, pode ser uma outra semelhança com aquele projeto obscuro do Afeganistão, hoje na clandestinidade.

O fundamentalismo religioso e o nacionalismo fanático seriam outras coincidências??? E o “uso da pólvora quando acaba a saliva” teria alguma relação com as práticas violentas do nefasto Talibã ???

Na verdade, em qualquer fundamentalismo religioso, o conhecimento e o saber são tidos como absolutamente subversivos. Ciências humanas e filosofia só servem para atrapalhar … (sic)

Certamente, são especiais coincidências: a desvalorização social da mulher, a repugnância a qualquer referência a sexo, a discriminação dos estrangeiros, dos homossexuais, dos adeptos das religiões de origem africana, bem como a discriminação das demais minorias étnicas e sociais. O preconceito expulsa o raciocínio lógico e dialético.

Questionar também é subversivo para os autoritários. A consciência crítica atrapalha o seu projeto de dominação retrógrado.

Lamentavelmente, um aspecto negativo que distingue o “nosso Talibã” do originário é que o nosso adora o “Império Norte Americano” e se coloca, espontaneamente, subserviente a ele e a todos os seus interesses.

Outra diferença: ao que me consta, os Talibãs de lá não cultivam tantos “laranjais” como o nosso. Os nossos “homens de bem”, que de bem, não têm nada … É tudo uma farsa, pois são falsos moralistas, que se utilizam de estratégias que foram muito úteis ao fascismo no passado.

Incrível como aqueles de pensamento liberal, no sentido econômico e político, não perceberam o perigo que estamos passando e ajudam estes embusteiros e fundamentalistas a destroçar o valores democráticos, forjados pelo nosso difícil, doloroso e inacabado processo civilizatório.

Democracia ou barbárie !!!

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

9 minutos ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

23 minutos ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

30 minutos ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

1 hora ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

1 hora ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

2 horas ago