Destaques

Governo Bolsonaro: GSI levantou dados sigilosos de Lula e seus filhos na véspera do 1º turno

Lula ao lado dos filhos (da esq. para a dir.): Luis Claudio, Fabio Luís, Sandro (ao fundo), Thiago (neto) e Marcos. Foto: Reprodução

No dia que antecedeu o primeiro turno das eleições de 2022, militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República conduziram uma análise sigilosa sobre o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Jair Bolsonaro (PL), bem como seus familiares. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Esse relatório confidencial foi recebido por e-mail pelo coronel Wanderli Baptista da Silva Júnior, na época diretor-adjunto do Departamento de Segurança Presidencial do GSI. Vale ressaltar que o coronel foi exonerado de seu cargo após seu envolvimento com golpistas durante a invasão ao Palácio do Planalto em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O GSI, juntamente com o coronel, alega que essa avaliação é parte do planejamento de segurança para o potencial presidente eleito e leva em consideração as estimativas de vitória conforme indicadas pelas pesquisas eleitorais.

O documento foi compartilhado internamente em 29 de setembro do ano passado, apenas três dias antes da primeira fase do processo eleitoral. O remetente do e-mail foi o coronel Artur Santos, que hoje ocupa o cargo de coordenador-geral da Secretaria de Segurança Presidencial.

Esse dossiê compila diversos relatórios produzidos pelo próprio GSI entre 2003 e 2008, período em que Lula exercia seus dois primeiros mandatos como presidente. Inclui um organograma contendo imagens do líder do PT, da então primeira-dama Marisa Letícia e dos filhos, noras, genros e netos do casal.

O material também contém orientações para a segurança dos familiares de Lula, abrangendo desde abordagens de desconhecidos nas ruas até a escolta da família presidencial em lojas, restaurantes, cinemas, shows, praias e piscinas.

Informações sobre endereços, cônjuges, namoradas, veículos e hábitos dos filhos de Lula, como Lurian, Fábio Luís, Luís Cláudio, Marcos Cláudio e Sandro Luís, também fazem parte do dossiê. A maior parte dos dados é datada e não foi atualizada. Um exemplo é a menção a uma lan house frequentada por Luís Cláudio na época.

Lula e Marisa Letícia. Foto: Reprodução

Alguns relatórios apresentam as impressões dos agentes do GSI sobre os herdeiros de Lula e a então primeira-dama. Um documento de 2003 afirma: “É a voz mais ativa dos filhos, ‘manda’ nos irmãos”, referindo-se a Fábio Luís. Sobre Marcos e sua então namorada, um relatório do mesmo ano destaca que “são fumantes e têm o hábito de dirigir com o braço esquerdo para fora da janela, frequentando o Mc Donald’s com certa regularidade”.

Além disso, o GSI, durante a gestão bolsonarista, também acessou informações elaboradas pela gestão anterior sobre Marisa Letícia, falecida em 2017. Um dos relatórios lista os lugares que a então primeira-dama costumava frequentar em Brasília, como shoppings, igrejas, cafeterias e até mesmo um estabelecimento que servia crepes de chocolate.

O GSI, no entanto, defende que essas ações estão em conformidade com suas responsabilidades legais. “O planejamento de meios (viaturas, pessoal, equipamento, armamento, instalação de escritórios de representação, dentre outros) é necessário para garantir a segurança do novo presidente e de seus familiares a partir de 1º de janeiro”, ressalta.

“Em setembro de 2022, o presidente Lula despontava como um dos candidatos favoritos para vencer o pleito. Nesse sentido, o GSI trabalhou com a possibilidade de sua eleição, levantando antecipadamente os dados necessários para garantir a sua segurança e a de seus familiares”.

Lula e Marisa com os filhos Fábio, Luis Claudio e Sandro. Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Lula diz estar “puto da vida” com preço do arroz: “O povo pobre não pode pagar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (09) estar “meio puto…

7 minutos ago

VÍDEO – Prefeito de Farroupilha (RS) “tenta lacrar” na web e leva invertida de Pimenta

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo publicou um vídeo esclarecendo a confusão…

26 minutos ago

É divulgada lista dos mortos e desaparecidos da tragédia no RS

O governo do Rio Grande do Sul começou a divulgar nesta quinta-feira (9) a lista…

1 hora ago

Governo Lula anuncia R$ 51 bilhões em medidas de socorro ao RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (9) o envio de…

2 horas ago

Putin diz que Rússia está pronta para guerra mundial: “Não permitiremos ameaças”

Durante o desfile dos 79 anos da vitória soviética contra os nazistas, o presidente da…

2 horas ago

A silenciosa “revolução industrial” em curso no Brasil

Sem muito alarde, a economia brasileira vem se reindustrializando. Está recomeçando lá de baixo, pelas…

2 horas ago