Destaques

Governo de SP: Alckmin lidera com Haddad em 2º, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha em SP

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a eleição para a sucessão de João Doria no governo paulista explicita o peso da articulação em curso para atrair o ex-governador Geraldo Alckmin para a vaga de vice na chapa presidencial de Lula.

Os três envolvidos na negociação com interesses locais lideram a corrida para o Palácio dos Bandeirantes: em três cenários diferentes, pontuam à frente Alckmin, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad e o ex-governador Márcio França.

O Datafolha projetou os cenários após ouvir 2.034 eleitores de 13 a 16 de dezembro, em 70 municípios do estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. João Doria foi escolhido pré-candidato a Presidência pelo PSDB, e descarta concorrer à reeleição como governador.

Na hipótese A, Alckmin lidera com 28%, seguido por Haddad 19%, França 13%, Guilherme Boulos 10%, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas 5%, Arthur do Val 2% e a dupla Vinicius Poit e Abraham Weintraub com 1%. Brancos e nulos somam 16%, e 4% não opinaram.

Essa conjuntura parece difícil de resistir às articulações, não só sobre Alckmin; Boulos e Haddad também podem entrar em algum tipo de acordo envolvendo a chapa nacional.

No cenário B, considera-se que Alckmin deixou a corrida, mas França e Boulos permanecem. Aqui, o ex-prefeito petista lidera com 28%, acima dos 23% registrados há três meses.

Já França permanece com 19%, Boulos oscila de 13% para 11%, Tarcísio, de 6% para 7%, Garcia, de 5% para 6%, Arthur do Val, de 5% para 3%, Weintraub, de 2% para 1%, e Poit fica em 1%. Os votos brancos e nulos são 21%, e 4% não responderam.

No cruzamento de dados, 30% dos eleitores do ex-governador escolhem Haddad, 19% França, e 13% Garcia.

Na pesquisa, o instituto testou um novo cenário, simulando um acordo em que Alckmin e Haddad deixam a corrida, supondo aqui que o ex-prefeito talvez concorra ao Senado, como defende o PSB e como rejeita majoritariamente o PT.

Nele, o ex-governador França assume a posição de liderança com os mesmos 28% dos rivais, seguido por Boulos com 18%. Tarcísio 9% empata novamente com Garcia 8%, ambos se descolando do pelotão de trás —Arthur do Val fica com 4%, Weintraub, 2%, e Poit, 1%.

Aqui, o butim do eleitorado alckmista é dividido por França 32%, que foi seu vice e é um aliado próximo, Garcia 18% e Boulos 10%. Entre os eleitores do ex-prefeito paulistano, 30% vão de França e 30%, com o nome do PSOL.

Leia mais: 

1- 2022 será um ano de transição. Por Emir Sader

2- O que são e para que servem as Federações Partidárias. Por Rudá Ricci

3- Dono da Itapemirim abre empresa de R$ 6 bilhões em meio pedido de falência

Pesquisa espontânea

Além de Alckmin, Haddad e França, outro nome que chama a atenção é o do ministro da Infraestrutura, Tarcísio, que é o candidato preferido do presidente Jair Bolsonaro. Ele ainda não decidiu por qual partido deve concorrer.

Na pesquisa espontânea, por exemplo, Tarcísio pontua com 2%, o mesmo que Boulos e França, empatado tecnicamente com Alckmin 3%, Haddad 3% e Doria 4%; aqui o entrevistado responde sem um cartão com nomes, daí o atual governador aparecer.

Em termos de perfil de eleitorado, sem grandes surpresas. Tomando o cenário mais amplo, o A, como base, Alckmin vai melhor entre os menos instruídos 33%, moradores do interior 33% e mais pobres 31%.

Já no cenário liderado por Haddad, o petista pontua melhor entre jovens de 16 a 24 anos 31% e entre quem ganha até 2 salários mínimos 33%.

Naquele em que França está na frente, a intenção de voto é bastante homogênea, com pior desempenho entre jovens 20% e mais ricos 21%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

VÍDEO – Chuvas no RS podem forçar Brasil importar arroz e feijão, alerta Lula

As chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul podem resultar na necessidade de…

14 minutos ago

Deputados bolsonaristas vão aos EUA em meio à tragédia no RS

Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta um estado de calamidade por conta das fortes…

1 hora ago

Governo Lula quer suspender dívida do RS e estuda enviar R$ 1,3 bilhão em emendas

O governo Lula vai propor a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do…

2 horas ago

“Preferia ter morrido”: como foi primeira noite de dono de Porsche na prisão

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, dono de Porsche que matou motorista de aplicativo…

3 horas ago

DCM Ao Meio-Dia: Lula reage ao caos de RS e critica Bolsonaro: “Quando teve cheia na Bahia, ele estava no jet ski”

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

3 horas ago

MP denuncia Gabriel Monteiro por abuso de poder

O Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação…

3 horas ago