Governo Lula cria força-tarefa contra fake news sobre o RS e aciona redes sociais

Atualizado em 10 de maio de 2024 às 13:55
Rio Grande do Sul enfrenta catástrofe. Foto: Lauro Alves/Secom

Membros do governo federal decidiram criar um grupo para monitorar e combater fake news sobre a catástrofe no Rio Grande do Sul. O objetivo é acabar com o “enxame” de mentiras sobre a situação do estado. A informação é do Blog da Daniela Lima no g1.

Especialistas identificaram que existe um movimento coordenado para disseminar fake news sobre a atuação do Estado, acusações de que autoridades estariam “atrapalhando” a atuação de voluntários e um estímulo ao pânico econômico em meio à crise.

Por isso, a Advocacia-Geral da União (AGU), chefiada por Jorge Messias, vai se unir a equipes da Polícia Federal e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) para montar a força-tarefa. O titular do órgão ainda deve se reunir com as plataformas de redes sociais para tentar definir um protocolo nesta sexta (10).

No ofício em que pediu uma investigação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e o coach Pablo Marçal, o Palácio do Planalto afirmou que as notícias falsas têm atrapalhado a execução das ações emergenciais.

“A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos. É fundamental que ações sejam tomadas para proteger a integridade e a eficácia das nossas instituições frente a tais crises”, diz o documento.

Sede da Advocacia-Geral da União (AGU). Foto: Divulgação

Segundo o Planalto, essas mentiras têm afetado a “credibilidade” de instituições como o Exército, Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ministérios do governo, apontado como “cruciais na resposta a emergências”.

Membros do governo falavam em “abrir uma guerra” contra os responsáveis pelas fake news desde o início da semana e a AGU já acionou a Justiça contra o coach Pablo Marçal por mentir que a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul estava bloqueando caminhões com doações, o que é falso.

A iniciativa de criar a força-tarefa ocorre após o volume de mentiras aumentar, com fake news sobre veículos com mantimentos sendo multados e até que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teria proibido o envio de medicamentos ao estado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link