Governo vai proibir ação do Google contra PL das Fake News: “Abuso do poder econômico”

Atualizado em 1 de maio de 2023 às 23:53
Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous. (Foto: Reprodução)

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou nesta segunda-feira (1) que o Ministério da Justiça irá emitir na terça-feira (2) uma medida cautelar para proibir o Google de continuar promovendo anúncios contra o PL das Fake News.

“Eles não podem emitir opinião sobre projeto de lei, sobre voto. Não podem. Estão abusando do poder econômico”, disse o secretário à coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Damous ainda afirmou ser favorável à regulamentação das redes sociais e criticou a atuação das big techs. “É uma lacuna no Marco Civil da Internet. Elas não podem continuar com essa semi-responsabilidade. Elas ganham dinheiro com isso, com essa publicidade”, disse.

A empresa está promovendo uma ofensiva contra o Projeto de Lei 2630/20, que deve ser votado nesta terça-feira, e assim influenciar a opinião pública e os parlamentares que decidirão a matéria.

Quem acessou o Google hoje se deparou com um link embaixo da caixa de busca com a seguinte mensagem: “O PL das Fakes news pode piorar sua internet” e “aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. O link direciona o usuário para uma publicação da plataforma com inúmeras críticas ao projeto.

Em nota, a plataforma disse que as “alegações não correspondem à realidade”. “Como fica comprovado pelo fato de os links para o Blog do Google, por exemplo, também estarem bem-posicionados em ferramentas de pesquisa de concorrentes”, declarou.

“Não alteramos manualmente as listas de resultados para determinar a posição de uma página específica. Nossos sistemas de ranqueamento se aplicam de forma consistente para todas as páginas da web, incluindo aquelas administradas pelo Google”, acrescentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link