Grandes personagens da literatura: o número 12 da lista é Lestat, o vampiro perversamente encantador

Atualizado em 21 de novembro de 2012 às 20:42
Lestat, por ChesireGrino

E agora continuamos a lista de 13 personagens particularmente fascinantes da literatura. A série foi aberta por Moll Flanders, a libertina arrebatadora de Daniel Defoe. Agora, na décima-segunda posição, temos Lestat, o perversamente encantador vampiro de Anne Rice … 

Poucos personagens são tão perversamente encantadores quanto Lestat. Na minha opinião, a autora só pecou ao redimir seu vampiro maligno no decorrer da série de livros, e por isso deixo bem claro: o Lestat que ocupa um lugar privilegiado na minha lista é o personagem de Entrevista com o Vampiro – e não o de nenhum dos romances que o seguiram.

O livro foi adaptado em um filme excelente com Tom Cruise como Lestat e Brad Pitt como o intragável e entediante Louis, um fazendeiro rico de Nova Orleans que Lestat transforma em vampiro por desejar sua companhia e seu dinheiro. Os dois se tornam companheiros imortais, mas Louis considera moralmente condenável matar humanos e, para sobreviver, se alimenta de animais. Louis é, a meu ver, um personagem antipático, mas possui um mérito: é a partir de sua narração, em forma de entrevista com um jovem repórter, que conhecemos o peculiar vampiro francês que o criou.

Minha cena favorita do livro se dá quando Lestat tenta convencer Louis a assassinar uma jovem prostituta. “Mate-as suavemente, se quiser, mas o faça! Aprenda que é um assassino”, diz o atraente vampiro francês. Ao ser acusado de perverso por seu companheiro, Lestat explica friamente: “O mal é um ponto de vista. Somos imortais. E o que temos à nossa frente são os ricos festins que a consciência não pode julgar e que os homens mortais não podem conhecer sem culpa. Deus mata, assim como nós; indiscriminadamente. Ele toma o mais rico e o mais pobre, assim como nós, pois nenhuma criatura sob os céus é como nós, nenhuma se parece tanto com Ele quanto nós mesmos, anjos negros não confinados aos parcos limites do inferno, mas perambulando por Sua terra e por todos os Seus reinos.”

Procurando outra companhia para Louis e para si mesmo, Lestat transforma em vampira uma criança, uma órfã cuja mãe acabara de morrer vítima da peste, a quem chamam de Claudia. Claudia é a responsável por sua suposta morte, duas vezes, primeiro o envenenando e depois provocando um incêndio. O vampiro não morre, mas Louis o reencontra, anos depois da morte de Claudia, está muito mais vulnerável e implora pela companhia do antigo amigo. Louis o deixa, e Lestat fica inconsolável.

Mas acalmem-se, queridos amigos, porque esse não é o fim dele; ao menos no filme, Lestat recebe um fim à sua altura, ao som de Rolling Stones.