Greve em SP: Daniela Lima corrige colegas na GloboNews e lembra que Tarcísio perdeu na capital

Atualizado em 4 de outubro de 2023 às 13:07
Daniela Lima na GloboNews. Foto: Reprodução

A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, corrigiu seus colegas no ar e deixou claro que “o programa privatista” do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não teve aprovação na capital paulista. Funcionários da emissora têm criticado a greve Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) alegando que o bolsonarista foi eleito com propostas de privatização.

“A capital de São Paulo, que será a impactada pela decisão de privatizar ou não as linhas de trem e metrô, não deu a vitória ao programa privatista de Tarcísio de Freitas”, diz Daniela. Ela lembra que Fernando Haddad, “que criticou fortemente a privatização”, venceu na capital com uma margem de quase 10 pontos percentuais.

Em 2022, Haddad teve 54,41% dos votos na cidade e o governador eleito, 45,49%. Mesmo assim, jornalistas como Rodrigo Bocardi, Gerson Camarotti e Júlia Duailibi têm insistido na tese de que as greves não deveriam acontecer porque Tarcísio venceu a eleição com essa pauta.

No “Bom Dia SP”, Bocardi alegou que Tarcísio “sempre disse que isso iria acontecer ou pelo menos queria tentar aplicar e desenvolver”. Camarotti, por sua vez, justificou que o governador teve o “projeto vencedor nas urnas”. Duailibi afirmou que a greve não é “a melhor maneira” de discutir o tema.

Apesar da posição favorável às privatizações dos jornalistas da Globo e GloboNews, as linhas 8 e 9, entregues à Via Mobilidade em janeiro de 2022, apresentam o triplo de falhas do que as administradas pela CPTM. A Esmeralda, por exemplo, teve 23 ocorrências só neste ano.

Durante a greve nesta terça (3), Tarcísio chegou a elogiar as concessões, dizendo que as linhas transferidas para a iniciativa privada “não estão deixando o cidadão na mão”. Poucas horas depois, a Linha 9-Esmeralda apresentou pane elétrica e curto-circuito e hoje ainda tem operado de maneira limitada.

Vale lembrar que a greve do Metrô e da CPTM, que se encerrou ontem, era legal e garantida na Constituição. Tarcísio não liberou as catracas e politizou a reivindicação. O protesto contra a venda das empresas públicas para a iniciativa privada é absolutamente legítimo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link