Guilherme Boulos: o novo rosto do PSOL

Atualizado em 31 de agosto de 2021 às 20:06
Boulos
Guilherme Boulos tem sido uma grande liderança no PSOL – Foto: Reprodução/TV Cultura

Guilherme Boulos se consolidou como a maior força política do PSOL. Ele tem sido um grande defensor da tese de que o partido deve abrir mão de uma candidatura em 2022. Seu objetivo é que a sigla apoie Lula. E esse desejo tem crescido cada vez mais na legenda.

Nos fins de semana de agosto, ocorreram eleições internas no PSOL. O grupo do professor venceu com 60% contra 40% da oposição. A situação quer que o partido não lance um candidato a presidência em 2022 e esteja no palanque petista. A argumentação é que precisa de uma frente ampla para derrotar o bolsonarismo.

Essa corrente é a mais forte internamente. Pode ser a primeira vez que os psolistas não tenham um representante ao pleito presidencial. De 2006 pra cá, a instituição sempre teve um nome socialista na disputa. Nunca chegou nem perto do segundo turno, mas marcava presença nas urnas.

Só que a maioria do PSOL entende que o momento é outro. Nas outras oportunidades, o país vivia um período de democracia em evolução. Bolsonaro é um risco, na visão deste grupo, e é preciso ter um plano para retirá-lo. Lula é quem mais tem chance de vencer em 2022.

Marcelo Freixo era outro que defendia essa tese. Deixou o partido, porque viu que não conseguia colocar seu plano em prática no Rio de Janeiro. Agora Guilherme batalha para que o projeto nacional de frente ampla funcione.

Em 2018, ele foi candidato a presidente pelo PSOL. Não venceu, mas deixou seu nome em evidência. Dali, iniciou sua pré-campanha para prefeito de São Paulo e chegou ao segundo turno. Ficou marcado por conquistar boa parte dos eleitores jovens da capital paulista.

Leia mais:

1 – Enquete: O impeachment de Dilma foi golpe?

2 – O perfume Agro-Sangrento de Bolsonaro. Por Hildegard Bogossian

3 – Bolsonaro sairá do governo preso, diz maioria de leitores do DCM

Boulos em 2022

Só que o apoio a Lula não fará com que o PSOL abra mão de tudo. Há conversas para que ocorram alianças em vários estados. Em São Paulo, por exemplo, há chance de Haddad abrir mão de ser candidato a governador. E assim apoiar Boulos, hoje nas primeiras colocações das pesquisas.

Ele também aparece muito forte para o Senado. Só que não há qualquer indício que o psolista está com desejo de concorrer ao cargo de senador. A decisão de tudo só acontecerá em 2022.