“Há chance de ações contra Lula prescreverem”, diz Gilmar Mendes

Atualizado em 14 de março de 2021 às 23:21

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou do programa “Canal Livre”, na Band, neste domingo (14).

Ao comentar sobre a possibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser candidato nas eleições de 2022, o ministro afirmou que existe grande chance dos processos contra o petista prescreverem até lá.

Na última segunda-feira (08), o ministro Edson Fachin, também do STF, anulou todas as condenações de Lula pela Justiça Federal no Paraná em relação às investigações da Operação Lava Jato.

“O juiz era o comandante de fato da força-tarefa da Lava Jato”, disse Gilmar sobre Moro. Essa não foi a primeira vez que o ele criticou o ex-ministro da Justiça do presidente Jair Bolsonaro.

Na última terça-feira (09), o ministro fez duras críticas a Moro ao votar a favor da suspeição do ex-juiz. “O resumo da ópera é: você não combate crime cometendo crime. Ninguém pode se achar o ó do borogodó. Cada um terá o seu tamanho no final da história. Calcem as sandálias da humildade. Eram as palavras daquele que vos fala em dezembro de 2016. Na presença dos membros da Lava Jato e do juiz Sergio Moro”, disse Mendes.

Caso o julgamento da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) declare a suspeição do então juiz Sergio Moro nas ações contra o ex-presidente Lula, ele poderá se tornar o novo relator deste caso e concentrar sob sua responsabilidade os pedidos de anulação de investigações da Lava-Jato de Curitiba com base no argumento da suspeição.