Haddad diz que possível vitória de Milei preocupa Brasil: “Ideologiza a relação dos países”

Atualizado em 19 de outubro de 2023 às 16:44
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o candidato de extrema-direita argentino Javier Milei. Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a possível vitória do candidato de extrema-direita Javier Milei na Argentina preocupa o governo brasileiro. Ele aponta que os países têm uma parceria construída há muito tempo e que não deve se “ideologizar” a relação entre as nações.

“É natural que eu esteja. Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um… Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação”, afirmou em entrevista à agência Reuters.

Milei é um economista formado na Universidade de Belgrano e venceu as eleições primárias na Argentina, realizadas em agosto. Ele tem dito na campanha que vai limitar o comércio com o Brasil, já fez críticas ao presidente Lula e sinalizou que deve deixar o Mercosul se for eleito.

Haddad critica o argentino e diz que “não se transpõe para as relações internacionais as questões internas, mesmo quando você tem preferências, manifestas ou não”.

“É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento?”, questiona.

Apesar da vitória nas prévias, pesquisa recente do AtlasIntel mostrou que Milei pode ficar fora do segundo turno das eleições presidenciais. O candidato peronista Sergio Massa lidera, com 30,6%, enquanto o candidato de extrema-direita aparece empatado tecnicamente com Patricia Bullrich.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link