VÍDEO: ‘Não deixe de prescrever’, dizia sistema da Hapvida sobre ‘kit Covid’

Atualizado em 3 de outubro de 2021 às 23:49
Hapvida
Hapvida foi denunciada por médicos

Médicos da rede Hapvida relataram algumas práticas que ocorriam na empresas. Eles relataram que a operadora de planos de saúde promoveu uma ostensiva interna pela utilização do “kit Covid”. Tudo sem a comprovação científica. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Um vídeo do sistema de registro médico mostra como tudo ocorria no momento que os medicamentos sem eficácia eram receitados. Em uma das telas, há uma mensagem em destaque: “Não deixe de prescrever,

“Esse tipo de conduta é grave porque claramente quer empurrar o médico para prescrever o kit. Usaram dados que não comprovam absolutamente nada”, explicou o advogado e médico Daniel Dourado. Ele é pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa/USP) e falou com a reportagem.

Uma das médicas que denunciou o caso afirmou que coordenadores do hospital sofreram muita pressão da diretoria de Fortaleza. Ela relata que os profissionais recebiam mensagens agressivas. Precisavam explicar quais os motivos para a meta não ter sido cumprida.

Leia mais:

1 – No Fantástico, médicos da Prevent Senior mostram o rosto e narram pressão por alta precoce

2 – ‘Pandora Papers’ encontram ‘Posto Ipiranga’ no Caribe. Por Fernando Brito

3 – Omar Aziz critica Guedes e Campos Neto por offshores em paraísos fiscais

Hapvida se posicionou

A Hapvida foi procurada e se posicionou sobre o assunto. Em nota, falou o seguinte:  “no melhor intuito de oferecer todas as possibilidades aos nossos usuários”, houve  “adesão relevante da nossa rede” ao “kit Covid”.

Porém, declarou que tal trabalho é agora “coisa do passado”. “Há meses não se observa a prescrição dessa medicação nas nossas unidades”.

“Hoje a instituição não sugere o uso desse medicamento, por não haver comprovação científica de sua efetividade. Mas segue respeitando a autonomia e a soberania médica para determinar as melhores práticas para cada caso, de acordo com cada paciente”, concluiu.

Confira o vídeo: