Humberto Costa quer convocar Arthur do Val para explicar áudios

Atualizado em 5 de março de 2022 às 18:07
Humberto Costa
Requerimento de Humberto Costa (PT-PE) para convocar Arthur do Val a explicar falas machistas será votado na próxima segunda-feira. Foto: Divulgação/PT

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT-PE), quer convocar o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) para explicar declarações “misóginas, machistas e atentatórias à dignidade humana que fez contra ucranianas”. O requerimento elaborado pelo senador petista deve ser votado na próxima segunda-feira (7), durante reunião deliberativa da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Para Humberto Costa, “é inadmissível que alguém com mandato parlamentar agrida vítimas de guerra de forma tão brutal, aumentando o horror da tragédia já vivida por elas”, escreveu.

Leia mais:

1- Uneafro aciona MP contra Arthur do Val e MBL após áudios sobre “pegar ucranianas”

2- Podemos abre processo contra Arthur do Val após áudios machistas

3-MBL repudia Mamãe Falei, mas chama críticos de “aproveitadores”

Leia a justificativa de Humberto Costa para convocar “Mamãe-Falei”

O requerimento de Humberto Costa será submeto para apreciação do Colegiado na próxima segunda-feira. No texto, o senador apresenta a justificativa para que os senadores convoquem “Mamãe Falei” para explicar as falas machistas.

Segundo ele, as falas do deputado escancaram a incompreensão de um grupo político brasileiro que não tem dimensão do que é o sofrimento humano.

“A história nos mostra que a violência sexual é continuamente utilizada como forma de desmoralizar as mulheres; é tão agressiva quanto a guerra que está destruindo não apenas o país, mas também sonhos, vidas, história, cultura. Arthur do Val, que foi eleito para representar o povo de São Paulo, demonstrou que não há qualquer respeito por este povo e por todas as mulheres”, escreveu.

Humberto Costa escreveu ainda que os áudios divulgados pela imprensa infelizmente não nos surpreende. Apesar disso, segundo ele, “faz com que continuemos a lutar contra tamanha falta de respeito, sobretudo porque são mulheres que estão batalhando para sobreviver, batalhando para garantir que seus familiares possam continuar sonhando, continuar a escrever a sua história”, escreveu.

“Arthur do Val ignorou a miséria e o sofrimento daquelas que estão buscando refúgio; Arthur do Val não enxergou o sofrimento destas mulheres, aproveitou-se de um momento de vulnerabilidade”, acrescentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link