Podemos abre processo contra Arthur do Val após áudios machistas

Atualizado em 4 de março de 2022 às 22:27
Podemos abre processo contra Arthur do Val após áudios machistas. à esquerda, Renata Abreu, presidente do partido, no plenário da Câmara falando ao microfone. à direita, Arthur do Val, usando terno preto e expressão séria
Parlamentar vem sendo criticado após áudios com teor sexista. Foto: Reprodução / Podemos / Wikipedia

Renata Abreu, presidente do Podemos, anunciou na noite desta sexta (4) que o partido abriu um processo contra Arthur do Val após áudios machistas serem divulgados nas redes sociais. O parlamentar enviou mensagens com teor sexistas em que fala de mulheres ucranianas.

A nota do Podemos diz que “Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”.

Leia mais:

1 – Podemos reage mal a áudios atribuídos a Arthur do Val sobre refugiadas

2 – Arthur do Val e líder do MBL viajam até a Ucrânia no meio da guerra

3 – XP vai ter que prestar explicações após tirar Arthur do Val de pesquisa

Viagem de Arthur do Val à Ucrânia foi um fiasco

A nota ainda diz que “o Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”.

Arthur do Val viajou ao leste europeu junto com Renan Santos, líder do MBL (Movimento Brasil Livre), com a justificativa de que ambos ajudariam a população ucraniana. Eles haviam chegado em Frankfurt, na Alemanha, seguido para Viena, na Áustria, e entrado no país através da fronteira com a Eslováquia.

Nos áudios, Mamãe Falei, como é mais conhecido, disse que as ucranianas são ‘fáceis” de pegar por serem pobres e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

Com informações da Folha de São Paulo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link