Podemos reage mal a áudios atribuídos a Arthur do Val sobre refugiadas

Atualizado em 4 de março de 2022 às 22:03
Arthur do Val
Áudios do pré-candidato ao governo de São Paulo, Arthur do Val, sobre refugiadas ucranianas na Eslováquia preocupam cúpula do Podemos. Foto: Carol Jacob/Alesp/Divulgação

A cúpula do Podemos reagiu negativamente diante da nova polêmica envolvendo o deputado estadual  Arthur do Val (Podemos-SP). Dessa vez, áudios atribuídos ao pré-candidato ao governo de São Paula sobre refugiadas ucranianas na Eslováquia preocupam o partido. 

Em entrevista à coluna do Estadão, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), respondeu: “Só uma palavra: inacreditável”. E acrescentou:  “Não creio que ele tenha dito isso”. Na prática, a preocupação com a sigla é a de que o caso recaia sobre a pré-candidatura de Sérgio Moro, a quem o grupo se aliou.

Leia mais:

1- Namoro de Mamãe Falei chega ao fim após vazamento de áudios sobre ucranianas

2- Direção do MBL vai avaliar áudios do Mamãe Falei sobre ucranianas

3- “Sou outra pessoa”, diz Mamãe Falei após palhaçada na Ucrânia

Arthur do Val e seus áudios

Em viagem à Europa, o deputado Arthur do Val acompanha de perto o conflito e compartilha em suas redes sociais. Aparentemente, a intenção seria ajudar a Ucrânia. No entanto, supostas conversas que foram vazados mostram o deputado dizendo que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia são “fáceis porque são pobres”. 

Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. (…) Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, teria dito o deputado. E as frases machistas continuam. Ele também teria dito que a fila da baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui” e “assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá”.

Durante a gravação, “Mamãe Falei” menciona uma suposta “técnica de viagem” utilizada pelo coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, chamada pelo parlamentar de ‘tour de blond’. 

“Ele viaja os países e vai só pra pegar loira, só que ele tem técnicas já, ele já está avançado, pra começar que ele fala sueco”, disse o parlamentar.

Conhecido como “Mamãe, Falei”, Arthur do Val teria enviado as mensagens a colegas do MBL. As mensagens foram consideradas machistas. Mais cedo, em suas redes, o deputado postou uma foto onde afirmava estar produzindo coquetel molotov para apoiar o exército ucraniano contra a invasão russa.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link