Igualdade de gêneros precisará de 300 anos para ser alcançada, diz secretário-geral da ONU

Atualizado em 8 de março de 2023 às 9:02
Manifestante exibe adesivo com a mensagem “não à precariedade” durante um ato do Dia Internacional da Mulher, em Madri, sexta-feira, 8 de março de 2019. AP – Bernat Armangue

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou na segunda-feira (6) que serão necessários 300 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. Segundo o chefe das Nações Unidas, é preciso fazer frente ao patriarcado.

“Avanços obtidos em décadas estão evaporando diante de nossos olhos”, declarou Guterres na abertura de uma reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU, em Nova York. “No ritmo atual, a ONU Mulher prevê que serão necessários 300 anos” para a igualdade entre homens e mulheres, advertiu.

No anfiteatro da Assembleia Geral, o secretário-geral das Nações Unidas considerou que “os direitos das mulheres sofreram abusos, foram ameaçados e violados em todo o mundo”. Guterres citou a situação no Afeganistão, onde mulheres e meninas têm sido “apagadas da vida pública”.

Além disso, recordou que os direitos reprodutivos e sexuais da mulher em muitas partes estão “em retrocesso”, sem contar os riscos de sequestros e ataques em alguns países, até mesmo pela polícia.

A pandemia de Covid-19 e os conflitos – da Ucrânia ao Sahel, na África – afetaram e seguem afetando “em primeiro lugar” as pessoas do sexo feminino, indicou. “O patriarcado contra-ataca, mas responderemos”, prometeu Guterres, lembrando que a ONU “permanece ao lado das mulheres e meninas de todo o mundo”.

O chefe das Nações Unidas também mencionou o bullying sofrido por mulheres na internet. “A desinformação misógina e as mentiras” nas redes sociais têm o objetivo de “silenciar as mulheres e obrigá-las a sair da vida pública”, disse o secretário-geral.

“As histórias podem se falsas, mas o dano é muito real”, apontou, ao fazer um apelo pela mudança dos “marcos internacionais, que não estão adaptados às necessidades e aspirações das mulheres e meninas”. Há países que são “contra a inclusão da perspectiva de gênero em negociações multilaterais”, afirmou.

António Guterres, secretário-geral da ONU. (Foto: Reprodução)

Mais mulheres na área da tecnologia

A 67ª reunião da Comissão sobre a Situação da Mulher da ONU focou na brecha tecnológica entre os gêneros. Para Guterres, promover as contribuições do sexo feminino na ciência, tecnologia e inovação “não é um ato de caridade ou um favor”. Com uma maior participação das mulheres em serviços médicos online, bancos e recursos financeiros, plataformas digitais seguras e à tecnologia em geral, os benefícios “são para todos”, ressaltou.

“Sem a perspicácia e a criatividade de metade do mundo, a ciência e a tecnologia realizarão apenas metade de seu potencial”, alertou. Segundo ele, das 3 bilhões de pessoas ainda não conectadas à internet, a maioria é de mulheres e meninas em países em desenvolvimento.

Guterres também homenageou a pesquisadora francesa Emmanuelle Charpentier e a americana Jennifer Doudna, que integram “a primeira equipe de mulheres a ganhar um Prêmio Nobel de ciência há três anos”, em química, em 2020. “As equipes masculinas venceram 172 vezes”, lembrou o secretário-geral da ONU.

Esse tipo de desigualdade também é registrada em países desenvolvidos. Presente no evento, o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, admitiu que as mulheres seguem “ainda sub-representadas nas áreas científicas” de seu país, contabilizando “apenas 37% do total de diplomados nestes ramos”.

Já Marlène Schiappa, secretária de Estado francesa responsável pela Economia Social e Solidária e Vida Associativa, também afirmou, na reunião, que “juntas, as mulheres têm o poder de fazer emergir líderes feministas através do digital”.

Originalmente publicado por RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link