O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que será candidato à Presidência em 2026. Ele falou sobre o tema em entrevista após almoço em churrascaria com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Bolsonaro chamou sua inelegibilidade de perseguição e foi questionado sobre quem seria o candidato da direita em 2026, ele ou Tarcísio. “O nome é Messias”, respondeu o ex-presidente, mencionando seu próprio nome do meio.
Apesar de prometer concorrer na próxima disputa, ele disse ter formado “lideranças” do espectro político. “Quem é o substituto de Lula na política? Não tem. De Bolsonaro? Tem um montão por aí. Eu colaborei a formar lideranças, estou muito feliz com isso”, respondeu. Ao seu lado, Tarcísio afirmou: “O candidato a presidente é Bolsonaro”.
O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação pelo TSE no ano passado. A punição ocorreu após ele usar uma reunião com embaixadores estrangeiros para espalhar fake news sobre as urnas e utilizar o evento do Bicentenário da Independência eleitoralmente.
Ele tem tentado reverter a inelegibilidade no TSE. Em maio deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, então presidente do tribunal eleitoral, negou o pedido para anular a decisão.
Na entrevista de hoje, Bolsonaro não quis mencionar o nome de nenhum aliado que poderia disputar as eleições de 2026, mas em abril ele citou Tarcísio e Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, como “sementes”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line