Investigado por atacar ministros do TSE, Dallagnol depõe à PF nesta segunda (5)

Atualizado em 5 de junho de 2023 às 12:36
Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Foto: Reprodução

O deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) será ouvido pela Polícia Federal nesta segunda (5) por acusar ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de votar pelo fim de seu mandato por motivações políticas. O depoimento foi marcado inicialmente para a última sexta (2), mas remarcado para hoje. A informação é do Metrópoles.

O ex-procurador alegou que não compareceu na data marcada porque a intimação não explicitava o motivo do depoimento e dizia se tratar de “termo de declarações” por ordem da “Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores”. Deltan alegou que foi cassado injustamente e que estava “protegido por sua imunidade sobre opiniões e palavras”.

A decisão do TSE ocorreu no último dia 16, mas ele continua com mandato, por questões regimentais da Câmara. O tribunal entendeu que ele pediu exoneração do cargo de procurador no Ministério Público para escapar de julgamento do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022.

Logo após ter seu mandato cassado, ele foi ao Salão Verde da Câmara dos Deputados e atacou autoridades dos Três Poderes. Deltan diz estar sendo vítima de uma conspiração movida por corruptos.

“O sistema de corrupção, os corruptos e os seus amigos estão em festa. Gilmar Mendes está em festa, Aécio Neves está em festa, Eduardo Cunha está em festa, Beto Richa está em festa. É um dia de festa para os corruptos, é um dia de festa para Lula”, afirmou na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link