Ipec (ex-Ibope) joga água fria na candidatura Moro. Por Miguel do Rosário

Atualizado em 14 de dezembro de 2021 às 20:53
Sergio Moro
Sergio Moro.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Pesquisa Ipec divulgada hoje traz o ex-presidente Lula ganhando no primeiro turno, com cerca de 56% dos votos válidos nos dois cenários pesquisados.

A Ipec é uma pesquisa respeitada por ser conduzida por técnicos que trabalhavam no falecido Ibope. Além disso, é presencial. No Brasil, temos pesquisas presenciais do Datafolha, Ibope, Quaest e Ipec.

Em geral, as pesquisas presenciais costumam trazer números melhores para o ex-presidente Lula.

Em votos totais, Lula agora tem de 48% a 49% no Ipec. Na pesquisa anterior, do final de setembro de 2021, Lula tinha de 45% a 48%.

Bolsonaro, por sua vez, agora tem 21% a 22%, sem mudanças sobre pesquisa anterior.

Os candidatos da terceira ficaram estagnados ou oscilaram para baixo. Moro tinha 6% em setembro, e agora tem os mesmos 6%.

Ciro Gomes tinha 6% e agora tem 5%.

Leia também:

1- Prefeitura de Porto Alegre explica piso de parque que lembra suástica

2- Moro assume que é ‘boa vida’, mas garante não ser rico

3- Alexandre de Moraes impôs condição para aceitar general no TSE: “Sem golpismo?”

Os números representam uma ducha de água fria sobre a candidatura Moro, que ainda não decolou, apesar da imensa exposição que andou tendo na mídia.

As notícias também são ruins para Ciro Gomes.

Na pesquisa de setembro, Ciro chegava a 8% no cenário reduzido. Hoje, Ciro tem 5% no cenário com menos candidatos. A queda é explicada pela entrada de Moro.

Na espontânea, Lula foi o único que cresceu, para 40%. Quer dizer, Moro oscilou 1 ponto para cima. Os outros todos caíram ou ficaram estagnados.

O tamanho de Lula na espontânea, que alguns cientistas entendem ser o melhor indicador para eleições ainda distantes, é impressionante.

Chama atenção também o percentual relativamente baixo de indecisos, de apenas 21%, o que sinaliza que a maioria dos brasileiros já consolidou o seu voto.

O cientista político Théofilo Rodrigues nos enviou um gráfico que compila números de todas as pesquisas divulgadas nos últimos meses.

Nele se pode notar o crescimento expressivo de Lula, e a queda de Bolsonaro, especialmente nas últimas pesquisas.

Moro, por sua vez, que havia colhido algumas boas notícias nas semanas que sucederam o lançamento de sua candidatura, arrisca terminar o ano com prognósticos ruins para sua campanha.

Gráficos em votos válidos:

Ipec de dezembro de 2021, em votos totais. Dois cenários:

Números da pesquisa anterior (20/set/2021):

(Originalmente publicado em O CAFÉZINHO)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link