Israel dá mais três horas para palestinos evacuarem Gaza

Atualizado em 15 de outubro de 2023 às 7:29
Tanques de guerra posicionados na fronteira com a Faixa de Gaza — Foto: Aris Messinis/AFP

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram que darão mais três horas para permitir que os palestinos desocupem suas casas no norte da Faixa de Gaza e se desloquem para o sul da região. Isso acontece em meio à crescente ameaça de uma possível incursão terrestre. O Exército israelense afirmou que não realizará operações no território entre as 10h e 13h deste domingo, horário local (4h e 7h, no horário de Brasília).

Segundo o comunicado, as forças israelenses afirmam que líderes do Hamas já garantiram a segurança de si próprios e de suas famílias, indicando que não esperam encontrar os responsáveis pelo ataque terrorista ocorrido em Gaza em 7 de outubro.

“Durante este período, aproveitem a oportunidade para se deslocarem para o sul a partir do norte de Gaza. Sua segurança e a de sua família são importantes. Por favor, siga nossas instruções e siga para o sul. Tenham a certeza de que os líderes do Hamas já garantiram a sua segurança e a das suas famílias”, diz o comunicado das IDF.

Os militares israelenses também afirmaram abertamente que uma “manobra terrestre” é necessária e que ela “exigirá a entrada no centro de Gaza” para atingir os membros do Hamas.

Tais falas representam uma confirmação clara e pública da esperada invasão terrestre em Gaza, que vinha sendo especulada desde o ataque do grupo palestino na semana passada.

“Os batalhões e soldados do Exército israelense estão destacados por todo o país e estão preparados para aumentar a prontidão para as próximas fases da guerra, com ênfase em uma operação terrestre significativa”, informou.

O aumento da atividade militar, não apenas em Gaza, mas também contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano, acompanha uma postura inflexível no campo político. As principais autoridades israelenses mantêm um discurso de defesa do direito de Israel e de uma resposta rígida à violência do Hamas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link