Israel recua e impede a saída de brasileiros de Gaza

Atualizado em 14 de outubro de 2023 às 12:21
Brasileiros no ônibus rumo à fronteira com o Egito para serem resgatados. Foto: arquivo pessoal

O governo de Israel recusou a autorização para a saída dos brasileiros e outros estrangeiros da Faixa de Gaza neste sábado (14). Essa autorização era fundamental para o sucesso da operação de evacuação. O grupo é composto por 19 brasileiros, incluindo 11 crianças, cinco mulheres e três homens.

Na sexta-feira (13), o governo israelense havia indicado às autoridades brasileiras que permitiria que os brasileiros cruzassem até a fronteira de Gaza com o Egito, onde estariam protegidos dos bombardeios.

A tensão entre diplomatas aumentou devido ao controle de Israel sobre áreas no sul de Gaza e aos frequentes bombardeios nas proximidades da fronteira do território com o Egito, o que dificulta a passagem das pessoas até o ponto de fronteira.

Como previamente relatado, o Egito já havia informado ao governo brasileiro que autorizaria a passagem dos civis brasileiros e de outros países pela sua fronteira. No entanto, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, alertou que ainda era necessário acertar detalhes com Israel.

Neste sábado, um grupo de brasileiros refugiados pelo Itamaraty em uma escola católica na cidade de Gaza conseguiu deixar o local e chegou a uma área fora da zona de evacuação imposta por Israel. No entanto, os bombardeios israelenses na cidade de Khan Yunis, por onde passariam em sua tentativa de cruzar a fronteira para o Egito, atrapalharam o percurso.

Como relatado pela Folha, o grupo deverá ficar na casa de uma das famílias de nacionalidade brasileira na cidade, que também solicitaram a evacuação de Gaza. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv já repassou informações às Forças de Defesa de Israel sobre o prédio onde os brasileiros estão abrigados, solicitando que não seja alvo de bombardeios.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link