Itamaraty e diplomatas estão constrangidos com pedido de Bolsonaro a Biden

Atualizado em 12 de junho de 2022 às 11:22
Governo Biden dá aval a documento alertando para golpe de Bolsonaro
Jair Bolsonaro e Joe Biden
Foto: Reprodução

O Itamaraty e muitos diplomatas brasileiros ficaram constrangidos e envergonhados com as informações sobre o presidente Jair Bolsonaro ter pedido ajuda para Joe Biden nas eleições deste ano no Brasil. A informação é do jornalista Jamil Chade, do portal UOL.

Ele relatou que, apesar da indignação, os diplomatas acreditam que a ação de Bolsonaro foi uma manobra para buscar uma aliança que o possa salvar da derrota que deve acontecer em outubro.

No entanto, o comportamento do presidente brasileiro foi visto como uma “traição” à soberania nacional, pois infringe os princípios de independência.

Para piorar a situação, Joe Biden ignorou o governante do Brasil e passou a falar de outro assunto.

Bolsonaro tentou passar a imagem que era a melhor escolha para os interesses dos Estados Unidos, “demonizando” a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem liderado as intenções de votos.

O governo americano reconhece que Bolsonaro foi um aliado fiel a Trump, principalmente em organizações internacionais. Porém, Biden não demonstrou qualquer interesse em ter uma aliança com a atual gestão.

O Itamaraty vinha trabalhando para evitar reuniões bilaterais entre o presidente do Brasil com outros líderes estrangeiros, porque o foco era controlar possíveis “danos”, buscando manter um pouco de credibilidade da política externa.

Vale ressaltar que Randolfe Rodrigues prometeu entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o caso seja investigado.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link