Jair Renan e parentes de ministros pegaram dezenas de “caronas” em voos da FAB

O filho 04 de Bolsonaro, o influenciador digital Jair Renan, pegou ao menos cinco voos em deslocamentos da FAB

Atualizado em 2 de março de 2022 às 8:31
Jair Renan Bolsonaro
Jair Renan Bolsonaro. Foto: PR

Os ministros da Defesa durante o governo Jair Bolsonaro (PL), os generais da reserva Fernando Azevedo e Silva e Walter Braga Netto levaram de parentes a Jair Renan, o filho 04 do presidente, em voos oficiais com aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira), afirma reportagem na Folha de S.Paulo.

O jornal apurou que os registros de passageiros foram fornecidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Defesa e Casa Civil, pasta que Braga Netto comandou até março de 2021. O ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo esteve com a mulher em 12 voos da pasta.

Um filho do militar o acompanhou em uma destas viagens. Estes deslocamentos foram feitos entre 11 de agosto de 2020 e 19 de março de 2021. A Defesa não guarda registros de passageiros de voos de 2019.

O ministério argumenta que ainda não havia esta exigência. A pasta só entregou as informações das viagens após dois recursos do jornal contra ele.

Cotado para candidatar-se a vice-presidente na chapa encabeçada por Bolsonaro, Braga Netto levou a esposa em quatro voos quando era ministro da Casa Civil, além de uma filha e Jair Renan em outros dois trajetos cada. Desde que se tornou ministro da Defesa, o general foi acompanhado pela esposa em 14 voos, feitos entre maio e setembro de 2021.

A Defesa forneceu dados até novembro do ano passado. E a pasta disse que os passageiros ocupavam vagas remanescentes, como permitem as regras de uso das aeronaves da FAB.

LEIA MAIS:

1 – Aliado, comandante da FAB cai em desgraça com Bolsonaro; entenda
2 – Fala de chefe da FAB mostra que no mundo não há espaço para golpe pangaré. Por José Cássio
3 – VÍDEO: Em base aérea de SP, soldado da Aeronáutica chama FAB de “Força Aérea da Biqueira”

E o Jair Renan?

O filho 04 de Bolsonaro, o influenciador digital Jair Renan, pegou ao menos cinco voos em deslocamentos solicitados por diferentes ministros.

Além da carona com Braga Netto, o filho do presidente aproveitou viagens dos ministérios das Relações Exteriores e da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link