“Jamais disse que eleição se toma”: Barroso desmente advogado durante julgamento no STF

Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 21:20
Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso desmentiu nesta quinta-feira (14) o advogado Hery Waldir Kattwinkel, responsável pela defesa do segundo réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro, durante julgamento no STF.

Ao encerrar seu tempo de sustentação oral, o advogado citou uma frase atribuída nas redes sociais a Barroso, a qual diz que “eleição não se ganha, se toma”.

“Ato antidemocrático é quando um ministro da Suprema Corte fala que eleição não se ganha, eleição se toma. Isso é preocupante. Isso nos causa medo, insegurança, calafrios”, disse Hery na tribuna, para rebater as acusações contra o bolsonarista Thiago de Assis Mathar.

Depois da sustentação, Barroso pediu a palavra e explicou que a frase é uma declaração dada a ele pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). “Eu jamais disse que eleição não se ganha, eleição se toma. Essa é mais uma fraude que se alimenta on-line”, rebateu.

O advogado Hery Waldir Kattwinkel durante sua exposição no STF. Reprodução

Em 2021, durante visita ao Senado, Barroso e conversou com o parlamentar sobre a questão do voto impresso.

“O senador me disse que não era a favor do voto impresso, pois por duas vezes ganhara eleições em seu estado por pouquíssimos votos. Depois, estive na Câmara dos Deputados e me reuni com o filho do senador, Jonathan de Jesus, quando mencionei para ele o episódio narrado por seu pai, de que eleição em Roraima não se ganha, se toma. Fizeram uma edição no vídeo, que passou a circular com a frase atribuída a mim”, esclareceu Barroso.

Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes iniciou seu voto, pela condenação do acusado, e criticou a provocação do advogado.

“É patético que um advogado suba à tribuna do Supremo Tribunal Federal com discurso de ódio, com discurso para postar depois nas redes sociais. Talvez pretendendo ser vereador do seu município no ano que vem”, disse o ministro. “Digo com tristeza que o réu aguarda que ele venha aqui defender tecnicamente. O advogado não analisou nada, absolutamente nada. Preparou um discursinho para postar em redes sociais”, afirmou Moraes.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link