Janio de Freitas: Lula não foi eleito para servir à camadinha especulativa

Atualizado em 12 de novembro de 2022 às 20:25
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Foto: Reprodução/Reuters/Diego Vara

Em artigo na Folha publicado neste sábado (12), o colunista Janio de Freitas faz uma crítica a quem está criticando o governo de transição pelas baixas na bolsa de valores. “Falta ao mercado saber que Lula não foi eleito para servir à camadinha especulativa”, diz Janio no título da coluna.

De acordo com Janio, o “horror” no mercado foi causado pelo fato do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter dito que quer acabar com a fome no Brasil.

“Ah, que horror! Lula disse que prioritário é acabar com a fome, não a contenção de gasto social, o tal teto de gastos! A Bolsa caiu! Reação imediata do mercado (nome de guerra dos que não produzem, não se incluem na infraestrutura econômica, e ganham no jogo financeiro das Bolsas). E tome de manchetes em primeiras páginas e comentaristas do ‘mau passo’ com que ‘Lula já começou’. Todos sempre reforçando a exigência reiterada pelo mercado: ‘Lula tem que indicar logo o novo ministro da Economia’.”, escreveu Janio de Freitas.

O colunista continua: “Tem que? Ainda falta ao mercado a informação de que Lula foi eleito para presidir um país de mais de 215 milhões de habitantes, não para servir à camadinha especulativa. A decisão eleitoral completa neste domingo duas semanas, apenas. Nas quais o mercado se fez de inquieto porque este é um método eficaz para acionar o sobe-desce lucrativo da especulação financeira. E de quebra dizer quem manda, para ver no que isso dá. Nenhuma empresa séria depende da urgência de um nome de ministro”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link