Japão tem alerta de tsunami após terremotos na costa oeste do país

Atualizado em 1 de janeiro de 2024 às 7:22
Ruas de Wajima ficaram rachadas após terremoto atingir o Japão, em 1º de janeiro de 2024. Foto: Kyodo News via AP

O Japão emitiu um alerta crítico para o risco iminente de um “grande tsunami” atingir a costa oeste do país, desencadeado por uma série de terremotos nesta segunda-feira (1º). O serviço meteorológico japonês reportou que o tremor mais intenso atingiu uma magnitude de 7,6.

De acordo com o órgão, ondas de até 5 metros podem alcançar a região da península de Noto. Por isso, a NHK, emissora pública de televisão, interrompeu sua programação regular para emitir alertas para orientar as pessoas a evacuarem áreas de risco.

O epicentro do recente terremoto de magnitude 7,6 foi localizado na península de Noto, por volta das 16h10 no horário local. A NHK relatou ondas de 1,20 metro em Wajima, próxima ao epicentro, com ondas menores registradas em outras cidades.

Este é o primeiro aviso significativo de tsunami desde 11 de março de 2011, quando um terremoto e tsunami causaram uma tragédia com 20 mil vítimas, que destruiu cidades e resultou em um acidente nuclear em Fukushima.

 

O governo japonês afirmou que não foram detectadas irregularidades em usinas nucleares, e descartou a possiblidade de riscos de vazamento radioativo. As autoridades também avaliaram os danos e alertaram os moradores sobre a possibilidade de novos terremotos.

Porém, o terremoto já causou estragos na cidade de Nagano. Por enquanto houve interrupção de energia, cancelamento de voos e serviços ferroviários afetaram a região, enquanto danos estruturais, incêndios e desabamentos foram registrados em diversas localidades.

Além do Japão, o Serviço Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos emitiu alertas para regiões costeiras da Coreia do Norte e Rússia, com a possibilidade de ondas de até 1 metro. A Coreia do Sul também se prepara para um possível aumento do nível do mar na costa leste.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link