Doria adota perfil mais “comum” e se repagina visando 2022

Atualizado em 26 de setembro de 2021 às 23:54
João Doria 2022
João Doria Jr. tenta vencer prévias do PSDB

João Doria já entrou em campanha em busca de ser presidente a partir de 2023. Recentemente, o governador de São Paulo viajou para Mato Grosso em busca de apoio. Conversou com líderes do PSDB no estado mato-grossense para vencer as prévias. Só que muitos tucanos já perceberam em um candidato diferente.

Em 2016, Doria usou a estratégia de gestor e vivia vestido com ternos para dar um tom mais sério. Além de surfar no antipetismo para se popularizar na capital paulista, utilizou do discurso empresarial. Foi desta forma que conseguiu vencer no primeiro turno.

Dois anos depois, seguiu com o mesmo linguajar e vestimentas. A diferença é que radicalizou ainda mais no discurso. Palavras como “comunismo” e “atirar para matar” foram ditas com frequência. Até criou o BolsoDoria para ter o eleitor conservador e também reacionário.

Mas a disputa foi muito acirrada e venceu por pouca diferença Márcio França (PSDB), tornando-se governador de São Paulo. Agora seu foco é a presidência e sabe que a disputa é mais difícil. Isto porque Lula é líder das pesquisas e tem enorme prestígio com os brasileiros. E Bolsonaro tem uma base de pouco mais de 20%.

Para decolar como “terceira via”, Doria quer conquistar a simpatia dos “bolsominions arrependidos”. E por isso mudou o visual e os temas para ganhar eleitores. Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Leia mais:

1 – Homem viraliza na web com provocação a Ciro sobre Lula; Veja imagem

2 – ‘Interestelar’: tempestade de areia faz web lembrar de filme sobre fim da humanidade

3 – Deputados coletam assinaturas para abrir CPI da Prevent Senior na Alesp

Um novo João Doria

Quem viu o governador de São Paulo nos últimos dias percebeu a mudança dele. O terno tem sido menos utilizado. Roupas mais leves ganharam espaço no seu dia-a-dia. A única coisa que ele continuará usando são as calças apertadas, porque se tornou uma marca.

Ele também tentará se vender como um brasileiro comum. Não que esconderá seu trabalho na iniciativa privada. Porém, o foco do tucano é se mostrar mais humano. Há duas semanas, por exemplo, tentou emplacar uma história de superação. Não colou. Mas ele insistirá.

E também falará muito de agronegócio. É este público que o governador tentará seduzir. Mas ele seguirá buscando alianças para vencer as prévias do PSDB. No momento, o favorito é Eduardo Leite.