Joias: TCU deve punir servidores e apurar responsabilidade direta de Bolsonaro

Atualizado em 29 de agosto de 2023 às 8:26
Presentes sauditas e Bolsonaro. Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) deve pedir a punição de servidores da Secretaria-Geral da Presidência da República que permitiram a suposta tentativa de venda de joias recebidas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi divulgada pelo Blog da Natuza Nery, do G1.

A expectativa, além disso, é de que o tribunal peça de volta todos os presentes recebidos pelo ex-mandatário e ratifique a devolução dos que já foram entregues. O caso é relatado pelo ministro Augusto Nardes, tido como bolsonarista.

Também deve ser discutido se há elementos suficientes para comprovar que o ex-chefe do Executivo teve responsabilidade direta no escândalo das joias dadas pela ditadura saudita em viagens ao Oriente Médio.

Bolsonaro vai pedir devolução de joias entregues ao TCU, diz advogado – CartaExpressa – CartaCapital
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: reprodução

Os advogados do ex-capitão, no entanto, defendem a tese de que, no máximo, houve no caso algum erro de natureza administrativa. Esse argumento, entretanto, ficaria muito prejudicado por uma decisão desfavorável no TCU.

Vale destacar que, no início de março, o ministro Nardes concedeu uma medida cautelar que permitiu o ex-chefe do Executivo continuar como depositário dos presentes de luxo recebidos pela seu governo.

Nesse mesmo período, segundo investigação da PF, pessoas ligadas a Bolsonaro articulavam ações para trazer de volta ao Brasil um dos kits de joias que havia sido vendido ilegalmente nos Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link