Joice Hasselmann processa o Facebook para parar de ser chamada de “Peppa Pig” em rede social

Atualizado em 7 de junho de 2020 às 5:02
Uma das imagens publicadas no Instagram que a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) quer ver fora da internet. Fonte: TJ-SP

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) está processando o Facebook para descobrir quem é o dono de um perfil de rede social chamado “equipejh”, que vem sistematicamente publicando imagens e textos chamando-a de “Peppa Pig”.

O nome é de uma personagem de desenho animado com quem a parlamentar é constantemente comparada pelo seus ex-amigos e aliados políticos, como o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ambos filhos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e contumazes usuários do apelido “Peppa Pig” para se referir à deputada.

O ação judicial é movida contra o Facebook, empresa que também é dona da rede social Instagram, onde está hospedado o perfil “equipejoich”. De acordo com os advogados de Hasselmann, a conta em questão é mantida por atuais inimigos políticos da congressista, e ela pretende descobrir quem são eles para, a partir daí, processá-los e impedi-los de seguir comparando-a com a personagem da animação, o que ela considera ofensivo e degradante.

No dia 15 de maio deste ano, Hasselmann ingressou na Justiça de São Paulo por meio do processo número 1043046-18.2020.8.26.0100. Trata-se de uma “Ação de produção antecipada de provas”, por meio da qual a parlamentar solicita que a Justiça obrigue o Facebook a dizer quem é o dono da conta.

Conforme descrevem os autos judiciais, aos quais o DCM teve acesso, Hasselmann afirma que “o perfil existente no aplicativo Instagram indicado se dedica exclusivamente a manchar a imagem da DEPUTADA, trazendo mais de 60 postagens dedicadas a ofender a honra de JOICE, criticando sua aparência.”

Trecho de peça processual em que os advogados de Joice Hasselmann reclamam de postagens que estariam afetando sua imagem pública (Fonte: TJ-SP)

Com o objetivo de provar o que alegam, os advogados de Hasselmann colecionam no processo imagens extraídas do perfil referido, como, por exemplo, as que se pode ver abaixo.

Fonte: TJ-SP
Fonte: TJ-SP
Fonte: TJ-SP
Fonte: TJ-SP

Assim, concluem os advogados da deputada incitando a Justiça a obrigar o Facebook a dizer quem são as pessoas por trás do perfil que a estaria ofendendo, para que ela possa mover ações judiciais indenizatórias e criminais contra seus responsáveis.

Joice Hasselmann quer saber quem a está comparando no Instagram com a personagem “Peppa Pig”

 

Justiça acata pedido de Joice Hasselmann

No dia primeiro deste mês, a juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha, do Foro Central Cível de São Paulo, acatou o pedido da deputada, determinando que o Facebook revele quem são os responsáveis pelas postagens do perfil “equipejh” do Instagram, como se pode ver em trecho da decisão, abaixo.

Fonte: TJ-SP

Assim, o Facebook tem até o dia 16 deste mês para revelar quem comanda a conta “equipejh” do Instagram. A empresa, que também pode ingressar com um recurso contra a decisão judicial, ainda não se manifestou no processo.

 

Antes de se opor a ofensas, deputada era propagadora de fake news

A deputada federal Joice Hasselmann apresentou, na CPMI das Fake News, indícios e provas de que vem sofrendo calúnias e ataques digitais coordenados por uma rede de fake news e difamação comandada por grupos ligados ao governo federal, especificamente, segundo ela, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

O que a parlamentar e ex-jornalista não mostrou são as suas próprias mentiras e fake news. Conforme se evidencia pela lista de mentiras comprovadas que já publicou a parlamentar, a verdade é que Joice Hasselmann já compôs e alimentou a mesma rede propagadora de fake news de que agora se diz vítima.

Clique aqui ou na legenda da imagem abaixo para conhecer 17 fake news comprovadas que a parlamentar já espalhou nas redes sociais.

Clique aqui para conhecer 17 mentiras comprovadas que Joice Hasselmann já propagou na internet