Jornalista do UOL inventa que atleta do Flu homenageia traficante e reforça fake news ao fingir desculpas

Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 11:48
Júlio Gomes no programa do UOL em que acusou atacante do Fluminense de ligação com traficante

O jornalista Júlio Gomes, comentarista de futebol do UOL, acusou o atacante do Fluminense John Kennedy, autor do lindo segundo gol contra o Al Ahly no Mundial de Clubes, de comemorar seus gols fazendo alusão a um “traficante do Rio de Janeiro”.

Contou isso no programa UOL News Esporte de terça-feira, diante de duas colegas, uma delas Milly Lacombe, que assistiam impassíveis àquela revelação.

Júlio não tinha qualquer prova. Era pura e irresponsável especulação, como ele admitiu num pedido de desculpas sui generis.

“Se tem uma coisa que não combina comigo é espalhar boato. O que eu falei no ar não é uma informação”, escreveu numa coluna no UOL após a repercussão. “Eu nunca movi uma palha para ir atrás desta história sobre John Kennedy e confirmá-la – ou não”.

Ele aproveita a ocasião, porém, para repisar o que ele mesmo chama de fake news e ajudar a espalhar a fofoca — como se a estivesse negando.

“Falei no ar que as comemorações do garoto John Kennedy, do Fluminense, imitando um urso com as duas mãos por trás da orelha, fazem referência à famosa ‘Tropa do Urso’, como é conhecido o ‘exército’ do traficante ‘Doca’ ou ‘Urso da Penha’, um dos líderes do Comando Vermelho no Complexo da Penha, local de origem do atacante do Flu. Doca é conhecido pela violência e também pelo assistencialismo, portanto, uma figura, como muitas no Brasil, que desperta também simpatia em parte da população local”, afirmou.

“Espero que a celebração do ‘Bonde do Urso’ seja apenas algo fofo mesmo, sem alusão alguma a qualquer coisa errada. E, se no futuro algo do tipo for comprovado, isso não terá diminuído meu erro em um centímetro sequer”.

Se estivesse de fato interessado em falar a verdade, bastaria a Gomes recorrer ao Google. Em entrevista ao site do Fluminense, o atleta contou no que se inspirou.

“Meu empresário disse que tinha que ter uma comemoração que ia pegar com o povo, não tinha ideia. Me inspirei na do Cristiano Ronaldo. Parece um urso e pegou. Não tem palavras para dizer como é ver uma criança imitando”, declarou.

John Kennedy e Cristiano Ronaldo (abaixo)