Destaques

Julgamento de Daniel Silveira faz STF reforçar segurança

Deputado Daniel Silveira
Foto. Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O julgamento da ação penal, marcado para o próximo dia 20, em que o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) é réu, movimenta o Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto Corte se prepara para reforçar a segurança, diante dos movimentos dos apoiadores do parlamentar, a tendência é que os ministros condenem o aliado de Jair Bolsonaro (PL) por ataques à Corte e prática de atos antidemocráticos.

Silveira foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro do ano passado sob acusação de ser autor de agressões verbais e ameaças ministro da Corte, incitar a violência para impedir o livre exercício dos Poderes e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o STF. A denúncia foi aceita pela Corte por unanimidade.

O clima pró-condenação de Silveira se acirrou após os últimos episódios de desobediência judicial e confronto direto com Moraes. Ministros do STF ouvidos reservadamente entendem como incompatível com a democracia e a Constituição a postura do parlamentar, com ataques repetidos às instituições e pedidos de fechamento da Corte.

Nos bastidores, o caso é visto como a última grande polêmica entre o Supremo e o bolsonarismo. Se Silveira for condenado, pode resultar na sua inelegibilidade na disputa de uma vaga no Senado pelo Rio. A intenção da Corte é concluir o julgamento no dia 20 “de qualquer jeito” e que nenhum ministro teria sinalizado mais tempo para analisar o caso.

Apesar das sinalizações de que o julgamento de Silveira será concluído, integrantes do Supremo não descartam que, de última hora, haja um pedido de vista por parte de André Mendonça, o qual vai participar da sessão por videoconferência, pois estará em Portugal em um evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes. O decano do STF também não estará na sessão presencial.

Alerta de proteção em caso de manifestações a favor de Silveira

Entrada do STF
Foto. Reprodução

O Supremo já foi informado de que manifestações a favor do deputado devem acontecer na data do julgamento. Isso fez soar o alerta para a proteção da Corte e dos arredores. Pois Silveira se tornou réu justamente em razão de ataques contra o STF e ministros. Interlocutores do tribunal afirmam que, para se preparar, a área de segurança está monitorando movimentos na deep web e também nas redes sociais.

O programa de inteligência do Supremo foi acionado para prevenir que uma organização parecida com a vista no 7 de Setembro de 2021 se repita.

Questionado sobre as medidas, o STF disse que mantém uma rotina de ações específicas para “identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais aos ativos do tribunal”. Acrescentou ainda que a atuação ocorre sempre em parceria com outros órgãos, “buscando a realização de análises de risco e cenários prospectivos”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Ezequiel Vieira

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Ezequiel Vieira

Recent Posts

Centro de Porto Alegre (RS) alaga e especialistas pedem planejamento para evacuação

Um grupo de hidrólogos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (Universidade Federal do Rio…

38 minutos ago

Bolsonaro deixou R$ 500 para cidades prevenirem desastres; saiba quanto Lula investiu

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro reservou somente R$ 500 a cada cidade brasileira para…

2 horas ago

Chuvas intensas: entenda o que provoca o dilúvio no RS

Uma combinação de fenômenos climáticos desencadeou o "dilúvio" sobre o Rio Grande do Sul. Esses…

2 horas ago

Dallagnol desiste de concorrer à prefeitura de Curitiba (PR)

Deltan Dallagnol, ex-deputado federal e ex-procurador da operação Lava-Jato, anunciou oficialmente sua desistência de concorrer…

2 horas ago

O plano de Bolsonaro para tentar se livrar de condenações e disputar eleição em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém a convicção de que estará apto para disputar…

3 horas ago

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa, diz relatório

O Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa, subindo dez posições…

4 horas ago