Juristas denunciam Rosângela Moro na Justiça Eleitoral por mudança de domicílio

Atualizado em 10 de março de 2024 às 16:32
Deputada federal, Rosângela Moro. Foto: Divulgação

Advogados estão questionando a mudança de domicílio eleitoral realizada pela deputada federal Rosângela Moro (União Brasil), que conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados por São Paulo, mas mudou sua residência para o Paraná. Essa mudança ocorreu semanas antes do julgamento que pode cassar o mandato de seu marido, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

Na sexta-feira (8 de março de 2024), a advogada Maíra Recchia, representando a empresária Roberta Moreira Luchsinger, solicitou à PGE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo) que investigasse a mudança de domicílio eleitoral.

Para Recchia, a deputada realizou a mudança do domicílio eleitoral de forma irregular e pode ter abusado da legislação. Ela destacou que a congressista foi eleita por São Paulo e, ao declarar estar domiciliada no Paraná, rompe o vínculo primordial com o seu eleitorado.

Rosângela Moro ao lado do marido Sergio Moro. Foto: Divulgação

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, também defende a cassação do mandato de Rosângela Moro com a mudança de domicílio, alegando que a deputada cometeu estelionato eleitoral com os eleitores paulistas.

Rosângela Moro argumenta que a mudança de domicílio eleitoral é um direito de todo cidadão brasileiro. Ela afirma que, apesar da transferência para o Paraná, continuará a representar o Estado de São Paulo e sua população.

O julgamento de Sergio Moro está marcado para começar em 1º de abril no TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Se condenado, Moro poderá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar salvar seu mandato como senador.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link