Justiça da Alemanha libera brasileiras presas por tráfico após troca de malas

Atualizado em 11 de abril de 2023 às 13:10
A empresária Kátyna Baía (44) e a esposa, Jeanne Paolini (40) foram presas na Alemanha. Foto: Reprodução

Jeanne Paollini e Kátyna Baía, brasileiras presas na Alemanha desde o mês passado, receberam liberação do Ministério Público do país. Elas foram detidas após terem as malas trocadas por bagagens com droga e o consulado do Brasil em Frankfurt afirmou que as duas serão soltas nesta terça (11).

Segundo a advogada de defesa das brasileiras, Chayane Kuss de Souza, elas foram inocentadas e não precisam esperar nenhum avanço processual. “Não precisa de chancela do juiz. Elas serão soltas hoje. Na Alemanha funciona assim. A legislação permite que quando o Ministério Público arquiva o processo, que peça então que sejam liberadas”, explica.

O consulado afirmou que um representante do governo brasileiro está no centro de detenção provisória e que a advogada e as famílias estão a caminho do país.

A advogada das brasileiras diz que “não existe precedentes na Alemanha de que o Ministério Público tenha agido tão ativamente”.

Jeanne e Kátyna foram presas no dia 5 de março, quando viajariam por 20 dias pela Europa e foram detidas por tráfico internacional de drogas. Elas planejaram a viagem com antecedência e queriam conhecer, além da Alemanha, a Bélgica e a República Tcheca.

A prisão das duas ocorreu em Frankfurt, última conexão que fariam antes de Berlim. Após a detenção, a Polícia Federal organizou uma operação para descobrir o que aconteceu com as malas que foram despachadas em Goiânia e nunca chegaram ao país.

Funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo foram filmados trocando as etiquetas das malas. Foto: Reprodução

A polícia alemã apreendeu duas malas, com os nomes das brasileiras, com 20kg de cocaína cada. Elas foram presas na fila de embarque da escala e sequer puderam ver as malas.

A PF descobriu, por meio das câmeras de segurança do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia que elas levaram uma mala branca e uma preta. Elas foram despachadas no aeroporto goiano, mas tiveram as etiquetas trocadas por funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link