Destaques

Justiça Militar quer mudar imagem de leniente com discurso duro no pós 8 de janeiro

Francisco Joseli Parente Camelo assumiu a presidência do Superior Tribunal Militar – Divulgação

A Justiça Militar está reforçando o discurso de que não é permissiva e de que tem julgado e punido integrantes das Forças Armadas que cometeram crimes ou irregularidades. A mudança no tom aconteceu após o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a troca de comando do STM (Superior Tribunal Militar) e os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes e depredaram o patrimônio público em um tentativa de golpe.

O mantra repetido pela Justiça Militar atualmente é de que não vai tolerar que seus integrantes se posicionem de maneira político-partidária ou que se manifestem de forma ameaçadora contra o Estado democrático de Direito. Com informações da Folha de S. Paulo.

A postura da Justiça Militar está alinhada com a do general Tomás Paiva, novo comandante do Exército, que orientou os militares a não se identificarem nas redes sociais com função e patente.

Presidente Lula em reunião com as cúpulas das Forças Armadas – (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

A Marinha já havia dado um prazo de 90 dias para que seus militares saiam de partidos políticos. O posicionamento segue o que diz a Constituição, que proíbe os membros das Forças Armadas de terem filiação partidária. Exército e Aeronáutica emitiram comunicados na mesma linha.

No último dia 14, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, entregou ao Palácio do Planalto uma minuta de proposta de emenda à Constituição, visando proibir que militares da ativa assumam cargos políticos. De acordo com as regras atuais, caso um militar queira se candidatar a cargos no Legislativo ou Executivo, deve pedir afastamento da Força. Se não for eleito, fica autorizado a voltar à ativa, e é isso que a PEC em gestação quer evitar.

Segundo a Folha de S.Paulo, dois inquéritos relacionados aos ataques de 8 de janeiro continuam tramitando na Justiça Militar: uma suspeita de injúria de um oficial que criticou o Alto Comando do Exército por não der dado um golpe contra Lula e outro de um integrante das Forças Armadas que elogiou as ideias golpistas na web. A Justiça Militar também tem dado mais atenção a ações que impedem que militares sejam promovidos a oficiais tendo condenações prévias por crimes como corrupção, por exemplo.

Na posse de Francisco Joseli Parente Camelo como presidente do STM, o procurador-geral da Justiça Militar, Antônio Duarte, defendeu o trabalho da Justiça Militar. “A presença neste ato solene de autoridades de expressão dos três Poderes e de outras relevantes instituições já indica que, para além do prestígio pessoal dos ora empossados, há também o inequívoco respeito à história deste multissecular braço da Justiça brasileira”, disse ele.

“A Justiça Militar da União, integra, com muita dignidade e altivez, o nosso Poder Judiciário pátrio, sendo um de seus órgãos especializados. Portanto, não se assemelhando a qualquer corte marcial existente em outros países e jamais se constituindo em justiça de exceção, como alguns, em claro propósito de apequenar sua importância, procuram disseminar, irresponsável e desrespeitosamente”, concluiu Duarte.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link
Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

VÍDEO – Prefeito de Farroupilha (RS) “tenta lacrar” na web e leva invertida de Pimenta

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo publicou um vídeo esclarecendo a confusão…

14 minutos ago

É divulgada lista dos mortos e desaparecidos da tragédia no RS

O governo do Rio Grande do Sul começou a divulgar nesta quinta-feira (9) a lista…

1 hora ago

Governo Lula anuncia R$ 51 bilhões em medidas de socorro ao RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (9) o envio de…

2 horas ago

Putin diz que Rússia está pronta para guerra mundial: “Não permitiremos ameaças”

Durante o desfile dos 79 anos da vitória soviética contra os nazistas, o presidente da…

2 horas ago

A silenciosa “revolução industrial” em curso no Brasil

Sem muito alarde, a economia brasileira vem se reindustrializando. Está recomeçando lá de baixo, pelas…

2 horas ago

Pão de Açúcar restringe compra de arroz, feijão e leite em meio enchentes no RS

O Grupo GPA, proprietário das redes Pão de Açúcar e Extra, iniciou a limitação de…

3 horas ago