Kakay: Congresso tem obrigação de investigar movimentação financeira de Guedes no exterior

Atualizado em 4 de outubro de 2021 às 11:52
Veja Paulo Guedes de mão levantada
O ministro da Economia, Paulo Guedes

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, escreveu sobre a denúncia envolvendo a offshore do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Leia abaixo:

A informação que tenho, e deve ser confirmada ao longo do dia, é que o atual presidente do BC não movimentou o seu fundo após a posse e saiu da gerência.

Diferentemente do Guedes que continuou na gerência e movimentou o fundo/conta.

A questão deve ser vista sobre o prisma legal e também sob o prisma ético.

Henrique Meireles, que foi presidente do Banco Central por 8 anos nos governos Lula, tinha sido presidente do banco de Boston. Eu aposto que ele manteve a maior parte dos seus investimentos fora do Brasil. E deve ter tomado os cuidados devidos.

Leia mais:

1 – ‘Pandora Papers’ encontram ‘Posto Ipiranga’ no Caribe. Por Fernando Brito

2 – Boulos dá recado à imprensa sobre esquerda e Bolsonaro: “Não são duas faces da mesma moeda”

3 – Gleisi Hoffmann comenta pedido de trégua de Ciro Gomes

Obviamente ter offshore não é crime desde que declarado a Receita e ao Banco Central – acho, inclusive, over ter que declarar as duas repartições – dentro do limite estabelecido por uma portaria. Ganhei o caso do Duda Mendonça no Mensalão com esta tese. Ele foi absolvido. À época era possível não declarar até 100 mil dólares, hoje o limite é 1 milhão.

Guedes disse que declarou e comunicou no prazo de 10 dias e que a Comissão julgou regular em relação a ele.

Aí teremos uma discussão, que não é simples e nem residual, sobre a questão ética do responsável pela condução da economia optar por investir fora das turbulências do país que ele é o ministro. Mas não vejo como imputar crime, salvo se descumprir as normas.

O Congresso tem a obrigação de investigar se houve conflito de interesse. Sem o prejulgamento mas com a rigidez necessária.

Me lembro do meu querido amigo Marcio Thomas Bastos, que não era da área econômica, quando assumiu o Ministério da Justiça.

Marcio constituiu um fundo para gerir todos os investimentos dele. E me lembro dele dizer que nem se quisesse ele poderia opinar em absolutamente nada na gestão.

Que saudades do Marcio.

Três momentos em que Guedes defendeu a alta do dólar

Após ser revelado que Paulo Guedes tem offshore milionário em paraíso fiscal, viralizou um vídeo nas redes sociais, neste domingo (3), que relembra três momentos em que o ministro da Economia defendeu ou justificou a alta do dólar em frente ao real.

“Agora faz sentido”, escreveu o deputado Alencar Santana Braga, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo.

Ele publicou o compilado em seu perfil do Twitter.

Veja abaixo: