Kiev amanhece sob intenso bombardeio aéreo da Rússia

A capital da Ucrânia foi atingida por fortes ataques de artilharia aérea russa na manhã desta segunda-feira

Atualizado em 14 de março de 2022 às 8:46
Bombeiros combatem incêndio em um prédio atingido por bombardeio aéreo russo, no bairro de Obolon, em Kiev
Bombeiros combatem incêndio em um prédio atingido por bombardeio aéreo russo, no bairro de Obolon, em Kiev Foto: AFP

Segundo agências internacionais, a capital da Ucrânia, Kiev, foi atingida por fortes ataques de artilharia aérea russa na manhã, desta segunda (14), após dias de intensos combates nos subúrbios da cidade. Um projétil atingiu um prédio de apartamentos, explodindo janelas e causando um incêndio.

Pelo menos duas pessoas morreram, segundo as autoridades da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, pediu que o Ocidente forneça armas a seu país e aplique mais sanções à Rússia para ajudar a evitar que outras nações sejam arrastadas para um conflito mais amplo.

Ucrânia pediu, repetidamente, a seus aliados que façam mais para ajudá-la a resistir à invasão russa, que começou em 24 de fevereiro. Alguns governos ocidentais temem que isso possa atrair outros países, incluindo membros da Otan, para a guerra.

“Para aqueles no exterior com medo de serem ‘arrastados para a Terceira Guerra Mundial’. A Ucrânia revida com sucesso. Precisamos de você para nos ajudar a lutar. Forneça-nos todas as armas necessárias”, escreveu Kuleba, no Twitter. “Aplique mais sanções à Rússia e isole-a completamente. Ajude a Ucrânia a forçar Putin a fracassar e você evitará uma guerra maior”.

LEIA MAIS:

1 – Para um mundo multipolar, é melhor que a Rússia vença. Por Gilberto Maringoni
2 – Bolsonaro sobre relações do Brasil com Rússia: “Está tudo bem”
3 – Ao STF, Câmara do Rio revela se pagou viagem de Carluxo para a Rússia

Resistência em Kiev

De acordo com uma reportagem de Yan Boechat, do Globo, enquanto as artilharias das forças russas e ucranianas atacavam-se mutuamente, ao longo de todo o domingo soldados combatiam nas franjas de Kiev.

As tropas russas parecem ter desistido de marchar sobre Irpin, periferia da capital da Ucrânia, pela entrada principal, com sua enorme coluna de blindados, e iniciaram ataques pelos flancos direito e esquerdo. Primeiro com ataques de morteiro, depois com pequenos pelotões que tentavam se infiltrar na cidade pela densa floresta que a circunda.

Quarta rodada de negociação

As delegações de Ucrânia e Rússia devem voltar a conversar nesta segunda (14), quando o conflito entra no seu 19º dia. É a quarta rodada de negociação oficial para discutir um cessar-fogo entre os dois países. A informação foi divulgada no Twitter pelo assessor da presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak.

Podoliak integra a delegação responsável pelas negociações com a Rússia, no domingo (13). O encontro entre as delegações dos dois países deve acontecer por videoconferência.

Ele afirmou que, na última semana, os representantes dos dois países se mantiveram em contato “de forma ininterrupta” por videoconferências, e que grupos de trabalho “estão em constante funcionamento”.

“Na segunda-feira, 14 de março, será realizada uma sessão de negociação para resumir os resultados preliminares”, escreveu ele. De acordo com a agência de notícias Reuters, a reunião deve começar a partir das 10h30, horário de Kiev.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link