Liberdade de expressão? Kataguiri divulgará lista de pessoas que pretende processar

Atualizado em 12 de fevereiro de 2022 às 21:32
Kim Kataguiri de braços cruzados: Kim Kataguiri vai processar grupo
Kim Kataguiri e MBL vão processar pessoas e veículos de imprensa

O Movimento Brasil Livre (MBL) comunicou pelas suas redes sociais que vai processar pessoas e veículos de comunicação que informaram deputado federal Kim Kataguiri de defender a descriminalização do nazismo no Brasil. O posicionamento do grupo vai na contramão do projeto de lei 2473/2021 apresentado pelo parlamentar.

“Em live no canal MBL dia 14, às 19 horas, Kim Kataguiri, Rubens Nunes e Renan Santos irão divulgar uma lista com os nomes de pessoas e veículos que se aproveitaram da onda de cancelamentos para acusar Kim ou movimento de nazistas ou apologistas ao nazismo”, diz trecho do comunicado.

“Eles serão processados por calúnia, difamação e injúria. O objetivo não é apenas indenizatório, mas também educativo, de forma que tais agentes do cancelamento arquem com as consequências de seus ataques criminosos e deixem de relativizar o nazismo”, completa o grupo.

Porém, tal postura é diferente do que o deputado defendia em julho do ano passado. Na ocasião, ele apresentou um projeto que tinha como objetivo “Revoga os crimes contra a honra, mantendo somente a injúria qualificada pelo uso de elemento racial ou referente à idade ou condição de pessoa com deficiência”.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Craque Neto chama Monark de idiota: “Partido nazista?”

2 – Janaina sai em defesa de Monark e diz que professores estão “negando os crimes do comunismo”

3 – Caso Monark: Episódio com defesa ao nazismo vai ter que sair do ar

MBL, Kim Kataguiri e a fala sobre o nazismo

Na última segunda-feira (7), o deputado federal defendeu a descriminalização do nazismo no Brasil. “O que eu realmente disse sobre o nazismo: muito melhor expor a crueldade dessa ideologia nefasta para que todos vejam o quanto ela é absurda. Sufocar o debate só faz com que grupos extremistas cresçam na escuridão e não sejam devidamente combatidos e rechaçados”, disse ele na ocasião.

Quando questionado por Tabata Amaral se a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo, o líder do MBL foi enfático: “Acho”. Depois de toda a repercussão, ele se desculpou e falou que cometeu um erro.

“Eu errei, eu disse algo que ofende a comunidade judaica. Que faz com que ela se sinta ameaçada. Eu errei e a comunidade judaica tem razão de me criticar por eu ter dito esse absurdo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link