Mesmo com tensões, pré-candidatura de Bolsonaro tem nova data

Atualizado em 12 de março de 2022 às 17:03
Bolsonaro com Valdemar Costa Neto e outra
O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto promoveu, na manhã deste sábado,12, evento de filiação de novos deputados à sigla. Foto: Divulgação/PL

Depois de adiar o evento de lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro à reeleição, o Partido Liberal finalmente decidiu agendar o evento para o próximo dia 26 de março. Enquanto isso, o excesso de filiações de aliados do presidente ao PL tem causado desconforto no Centrão. O pré-candidato esteve na sede da sigla na manhã deste sábado (12), onde participou do ato de filiação de 15 deputados federais ao partido. 

Essa não é a primeira vez que a sigla desmarca um evento com Bolsonaro. No fim do ano passado, o partido também reagendou o evento de filiação em razão das divergências sobre o apoio na eleição para o governo de São Paulo. 

Leia mais:

1- Em pé de guerra, Republicanos deve ficar sem ministro de Bolsonaro

2- Tensão entre Republicanos e Bolsonaro aumenta

3- PP e Republicanos ameaçam abandonar o barco se Bolsonaro não cumprir promessa

Entenda o novo desconforto do Centrão com Bolsonaro

O presidente nacional do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP) chegou a dizer, recentemente, a jornalistas, que Bolsonaro “só atrapalhou” o crescimento do partido durante o período de janela partidária, que vai de 3 de março a 1 de abril

A ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, também esteve presente no ato de filiação deste sábado. Aos jornalistas, ela disse que as filiações são naturais  e outros partidos também estão recebendo novas adesões. 

Em janeiro, Jair Bolsonaro  confirmou, durante a transmissão de live pelas redes sociais, que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disputará as eleições para o governo de São Paulo e o caracterizou como “uma esperança e uma promessa” para o estado. Porém, o chefe do executivo ponderou a falta de experiência de seu pupilo.

“Tarcísio é um empreendedor e sabe realmente dos problemas do país todo. Logicamente, não vai saber com profundidade, com particularidade, certos problemas do estado de São Paulo, assim como não sei do Brasil. Mas o Tarcisio pode ser, sim, uma esperança para São Paulo. Tarcísio é uma promessa para São Paulo”, disse na ocasião.