Lesa Pátria: PF apreende arsenal em Rondônia (RO) na casa de PM suspeito de financiar 8/1

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 9:53
Armas apreendidas pela PF em Rondônia. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8/1) uma nova fase da Operação Lesa Pátria, visando um policial militar de Rondônia (RO) entre os alvos de busca e apreensão. O militar mantinha um arsenal em sua residência.

Segundo a coluna Na Mira, do Metrópoles, embora as armas estivessem regularizadas, foram apreendidas pelos investigadores da PF. Ele é investigado por suposto financiamento e fomento aos atos terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu um total de 48 mandados judiciais, abrangendo 47 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, executado na Bahia (BA).

As ações foram realizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e no Distrito Federal.

O ministro Alexandre de Moraes, na decisão, solicitou a apreensão das armas e o cancelamento dos portes e registros de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Adicionalmente, outras armas foram apreendidas com um alvo residente em Mato Grosso (MT).

Armas apreendidas pela PF em Mato Grosso (MT). Foto: reprodução

Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. As investigações apontam prejuízos ao patrimônio público avaliados em até R$ 40 milhões.

Os crimes investigados envolvem a suposta prática de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link