Levante Popular da Juventude faz ação no quiosque Tropicália para exigir Justiça por Moïse

Atualizado em 3 de fevereiro de 2022 às 8:25
A imagem do protesto
Levante Popular da Juventude faz ação no quiosque Tropicália. Foto: Matheus Alves

O DCM recebeu informações sobre o Levante Popular da Juventude. O grupo realizou uma ação no quiosque Tropicália para exigir Justiça por Moïse, congolês assassinado no Rio de Janeiro.

LEIA MAIS:

1 – AO VIVO – Lula dá entrevista à Rede RDR do Paraná

2 – Simplório, Moro causa perplexidade entre empresários em temas como Economia

3 – Lula lamenta morte de Tilden Santiago, ex-embaixador do Brasil em Cuba

O que o Levante Popular da Juventude fez?

Na madrugada de hoje (3), o Levante Popular da Juventude foi até o Quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca (RJ), denunciar o assassinato brutal de Moïse Mugenyi, que foi amarrado e espancado até a morte por cinco pessoas, incluindo o dono do estabelecimento, após cobrar a dívida de diárias de trabalho no estabelecimento.

A imagem do protesto
 Foto: Matheus Alves

Moïse era um jovem refugiado da guerra que veio para o Brasil com sua família buscando uma vida melhor. A notícia de sua morte, escancara a veia xenofóbica e racista da construção social brasileira que se expressa no cotidiano extermínio da juventude negra nas periferias brasileiras.

A imagem do protesto
Foto: Matheus Alves

Olhando para o Atlas da Violência (2021), é nítido o quanto casos como esse têm crescido cada vez mais nos últimos anos no Brasil. Atos de violência e assassinatos que não são mera coincidência com o período de governo de Jair Bolsonaro, mas sim a consequência de uma gestão que vem destruindo as políticas de direitos humanos, prega o discurso de ódio e a marginalização da juventude negra e periférica.

A imagem do protesto
Foto: Matheus Alves

A morte de Moïse é inaceitável e, tão inaceitável quanto, é o silêncio das autoridades sobre o ocorrido, comportamento institucional que não se restringe ao Moïse, mas a tantos outros que tiveram suas vidas ceifadas pelo racismo: Marielle Franco, João Pedro, Miguel.

A imagem do protesto
 Foto: Matheus Alves

Por isso, hoje, 3 de fevereiro, em meio aos marcos de comemoração de 10 anos de nacionalização do movimento, o Levante Popular da Juventude foi ao Quiosque Tropical denunciar este crime. O movimento reivindica justiça por Moïse e por todas as nossas vítimas do racismo, cobra também que os culpados sejam devidamente responsabilizados por esse crime brutal.

A imagem do protesto
Foto: Matheus Alves
A imagem do protesto
 Foto: Matheus Alves

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link