Lewandowski anuncia reconhecimento facial e muralhas em presídios federais após fuga

Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 19:45
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Foto: Tom Costa/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (15) novas medidas para aumentar a segurança dos presídios federais após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Entre as iniciativas previstas está a construção de muralhas nas unidades de segurança máxima do país. Outra medida anunciada pelo ministro é a ampliação do sistema de alarmes e sensores em todos os presídios federais.

Em entrevista coletiva, o ministro classificou a fuga como um “episódio fortuito” e atribuiu o caso a uma reforma que está sendo feita no presídio. “Os presídios federais são absolutamente seguros. Todos podem continuar confiando nesse sistema”, ressaltou.

Lewandowski informou que o sistema de monitoramento por vídeo nas penitenciárias e o controle de acessos serão reforçados. Isso inclui a adoção de um sistema de reconhecimento facial para a entrada de detentos, visitantes, funcionários, autoridades e advogados.

Os recursos para a implementação dessas medidas virão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) após um processo de licitação, segundo o ministro.

Além disso, Lewandowski requisitou a convocação de oitenta policiais penais para reforçar o sistema prisional federal – parte dos nomeados será deslocado para Mossoró.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link