Lindbergh rebate Haddad sobre déficit não fazer economia crescer

Atualizado em 10 de dezembro de 2023 às 19:05
Deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). Foto: Sérgio Lima

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) rebateu neste domingo (10) as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que “não é verdade que o déficit faz a economia crescer”.

Durante a Conferência Eleitoral do PT em Brasília, Haddad divergiu da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, sobre a condução da política para as contas públicas. O político avaliou que déficit nas contas públicas não indica, necessariamente, que a economia irá crescer.

“As coisas não são automáticas. Nos oito anos de governo Lula, tivemos superávit primário de 2%. A economia cresceu 4%. Não existe essa correspondência, não é assim que funciona a economia”, disse Haddad.

No X (antigo Twitter), Lindbergh classificou a fala do ministro como “sofisma”. “De fato, déficits aparecem com mais frequência em momentos de desaceleração econômica. Agora, é inquestionável que estímulos fiscais em situações de baixo crescimento, como devemos enfrentar em 2024, têm sim um papel enorme no crescimento do PIB”, escreveu o deputado.

Lindbergh disse não ser o déficit “que gera crescimento”, mas que “são os investimentos possibilitados, os empregos contratados que geram”.

“Meta de déficit zero em 2024 pode levar a um contingenciamento de 53 bilhões em obras do PAC. Vamos cortar Minha Casa Minha Vida? Cortar investimentos públicos? Não é o déficit que gera crescimento. São os investimentos possibilitados, os empregos contratados que geram”, acrescentou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link