Lira pretende manter o Orçamento Secreto com outro nome

Atualizado em 10 de novembro de 2021 às 10:01
Lira orçamento secreto
Arthur Lira já articula um novo plano para manter o Orçamento Secreto

Arthur Lira e seus aliados já encontraram uma saída para burlar a decisão do STF em relação ao Orçamento Secreto. Ao invés de usarem a emenda do relator, eles pretendem usar as emendas de comissão. É uma proposta foi colocada para avaliação do presidente da Câmara.

Cada comissão da Casa pode indicar até oito emendas. Porém, atualmente, esse artifício é pouco usado. Essa ação é muito parecida com o Orçamento Secreto. As indicações são feitas e não se sabe quem distribuiu os recursos.

Sendo assim, Lira e o governo Bolsonaro vão poder escolher qual comissão e qual emenda será liberada. Desta forma, apenas os parlamentares da base continuariam sendo beneficiados. A ideia foi apresentada para o presidente da Câmara, mas ele não se aprofundou no assunto.

Leia mais:

1 – Kassio Nunes pede ajuda a colegas do STF para ‘descolar’ de Bolsonaro

2 – Lira diz a aliados que não deixará STF sem resposta após Orçamento Secreto ser barrado

3 – A quatro dias do 2º turno, Dallagnol citou ex-juiz em chat e pediu pressa: “não temos muito tempo”

Arthur Lira vai traçar estratégia sobre a proibição do Orçamento Secreto a partir desta quarta

O presidente da Câmara ficou muito insatisfeito com a decisão do Supremo. A maioria dos ministros acompanhou a decisão de Rosa Weber. A magistrada barrou o Orçamento Secreto. Agora o Congresso terá que prestar esclarecimentos sobre as distribuições das emendas.

Lira estava preocupado com a votação da PEC dos Precatórios e pouco falou sobre o assunto com seus aliados. Prometeu que pensaria em estratégias de retaliação ao STF a partir de hoje. Porém, escutou algumas sugestões no plenário da Casa Legislativa. Uma dela é mexer com o orçamento do Supremo.

Também foi sugerido o uso das emendas da comissão. Agora o deputado conversará com sua base aliada e seguirá um caminho. Todos acreditam que ele responderá a Corte com alguma ação. Resta saber quando isso acontecerá e de que maneira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.