Lira se propõe a entregar faixa presidencial para Lula no lugar de Bolsonaro

Atualizado em 12 de dezembro de 2022 às 13:03
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o presidente eleito Lula (PT)
Foto: Reprodução

Com o silêncio de Jair Bolsonaro (PL) sobre ir à posse e, com isso, não passar a faixa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), demonstrou a petistas a disposição em fazer ele próprio a cerimônia que coroa o novo chefe do Executivo.

De acordo com parlamentares do PT, Lira tem comentado, em conversas reservadas, que não iria ligar se tivesse que passar a faixa caso fosse necessário. No entanto, outros aliados de Lula ainda consideram não existir qualquer decisão sobre quem deverá passar a faixa para o presidente eleito.

Segundo o colunista Igor Gardelha, do Metrópoles, na avaliação dos petistas, a transmissão da faixa tem um certo simbolismo, mas é apenas uma tradição simbólica.

Apesar dos embates durante a campanha eleitoral, Lula e Lira vêm mantendo uma relação cordial após o resultado das urnas. Os dois já tiveram ao menos dois encontros presenciais, ambos em Brasília (DF).

O PT, o partido do presidente eleito, fez uma sinalização ao presidente da Câmara, ao anunciar apoio à sua tentativa de reeleição, na disputa marcada para 1º de fevereiro do próximo ano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link