Acusado de corrupção, Lira tem primeira vitória no STF

Edson Fachin afirma que não há elementos que comprovem suposta propina

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 19:45
Lira tem primeira vitória no STF
Foto: Getty Images

Acusado de corrupção passiva, o presidente da Câmara, Arthur Lira tem primeira vitória no STF. O ministro Edson Fachin votou pela rejeição de uma denúncia oferecida pela PGR contra o aliado do presidente Jair Bolsonaro, na Operação Lava Jato.

Lira foi denunciado em 2019 pelo suposto recebimento de propina de R$ 1,6 milhão da empreiteira Queiroz Galvão. Apesar de ter apresentado a denúncia, a PGR mudou de posição em 2020 e pediu ao Supremo para que a acusação formal fosse rejeitada.

Fachin entendeu que, com a acusação formalizada, não cabia ao relator decidir de forma individual sobre os desdobramentos da denúncia. Agora, o ministro votou pela rejeição da denúncia por entender que não há elementos que indiquem possível ato de corrupção do deputado. Ainda faltam votos dos demais ministros.

Leia também:

1- Ciro Nogueira e presidente da Câmara apoiam CPI para investigar Sergio Moro

2- Moro enterraria CPI se revelasse ganhos em consultoria, diz presidente da Câmara

3- Marcelo Ramos, vice na Câmara, se desfilia do PL após entrada de Bolsonaro

Lira ganha voto de Fachin

“Não consta destes autos qualquer registro telefônico, extrato bancário ou documento apreendido que consolide a afirmada destinação dos pagamentos espúrios em favor do acusado Arthur César Pereira de Lira. Tampouco logrou-se identificar o assessor parlamentar que teria sido responsável pelo recebimento do valor”, escreveu Fachin.

Fachin disse que, “nada obstante as cópias dos contratos e das notas fiscais sem lastro sustentem razoavelmente o conjunto dos fatos delituosos, não comprovam minimamente o direcionamento dos valores ao agravante Arthur César Pereira de Lira”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link